O corpo após a Ressurreição – 1Co 15.35-39,42b-44

Celebramos nesta semana o Dia de Finados, esta data é sempre um momento de refletirmos novamente sobre a morte. Lembramos de entes queridos quando estavam num caixão, onde a fragilidade do corpo fica evidente neles.O corpo está pálido, duro, gelado, não há mais vida pulsando nele. Em alguns casos refletimos o quanto uma enfermidade judiou daquela pessoa e seu corpo. Ali a morte parece triunfar! Para muitas culturas, também para as religiões, a morte ocupa um lugar de destaque. Ela tem poder sobre nós e nós a tememos, pois não sabemos como é morrer e como será durante a morte. No fundo, gostaríamos que ela não existisse. Como, porém, ela existe, queremos desvendar e compreender seus mistérios, o que humanamente não é possível. As incertezas então atemorizam.

Nós, pessoas cristãs, fundamentamos nossa fé na ressurreição de Jesus, que anula o poder que a morte exerce em nossa vida. Após a Páscoa, a morte deixa de ser a última página do livro da vida. Jesus venceu a morte! Ela então passa a ser não o ponto final, mas a passagem para uma vida nova. Há muitos textos bíblicos que se referem à ressurreição dos mortos,1Co 15 é um dos mais conhecidos. Nesta carta o apóstolo Paulo escreveu à comunidade cristã de Corinto uma resposta a frequente pergunta: “Como é que os mortos são ressuscitados? Que tipo de corpo eles vão ter?” (v. 35).

Saber algo sobre a vida após a morte é o desejo de muita gente. Paulo procura explicar o inexplicável. Aponta para uma semente: “Quando você semeia uma semente na terra, ela só brota se morrer. E o que foi semeado é apenas uma semente, talvez um grão de trigo ou outra semente qualquer e não o corpo já formado da planta que vai crescer. Deus dá a essa semente o corpo que ele quer e dá a cada semente um corpo próprio” (v.36s). Assim será quando os mortos ressuscitarem. O corpo sepultado é mortal e material. O corpo ressuscitado será imortal e espiritual. A semente morre e delabrota uma vida nova, isso é impensável, incrível.

Quem vê uma semente desconhecida, sabe que dela brota uma planta, mas não faz ideia se sairá flor, hortaliça, arbusto ou árvore. Se for uma flor, que cores serão suas pétalas? E como será seu perfume? Se for uma árvore, terá frutos? E como será o seu sabor? Somente quando a semente se transforma em planta, o mistério é desvendado.De igual forma, quem olha para um túmulo, sabe que ele guarda uma pessoa falecida, talvez alguém muito amado para você.Mas, que dele possa sair uma vida nova, é impensável e incrível. Quem crê na ressurreição dos mortos, fundamentado na ressureição de Jesus, sabe que o corpo mortal e material será transformado por Deus em um corpo imortal e espiritual.

Como ou quando será? De que forma será? Esse mistério está totalmente aos cuidados de Deus. Cabe-nos crer e confiar, pois nosso Deus é Deus de aliança e de promessa, não é ser humano para mentir.Cristo, aquele que venceu a morte e ressuscitou, promete que isso também acontecerá a toda a pessoa que nEle crer. Então nesse dia, a luz resplandecerá sobre a escuridão…A alegria destruirá a tristeza, o corpo fraco, pálido, duro, gelado, ferido, desfigurado, marcado por doença, mutilação ou deficiência, será transformadonum corpo bonito, forte e imortal.Você deseja desfrutar desse dia? Dessa realidade? Eu desejo! Mas para isso acontecer, precisamos crer, e crer é confiar, confiar ao ponto de se entregar, consagrar a vida a Cristo.

Sempre que se lembrar da imagem de um corpo dentro de um caixão, ou mesmo, olhar para uma sepultura, lembre-se: Se nesta vida você teve fé, Cristo em seu poder e glória irá te ressuscitar e dar um novo corpo para a eternidade ao lado dEle e das pessoas queridas e amadas que morreram após viverem a mesma fé. Deus preencha teu coração com a paz que somente Ele pode dar. Uma paz que excede toda a razão e compreensão humana, pois nos alcança exatamente ali, onde entendemos que paz não é possível. Que esta paz te envolva e conduza por todos os dias.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da Semana: Próximo culto neste domingo às 9h na Igreja da Ressurreição. Temos devocionais Castelo Forte e Senhas Diárias para o ano de 2022 à venda na secretaria paroquial.

Últimas Notícias

Destaques