Conheço pessoas que acreditam em superstições. Na virada do ano orientam muitas ações para garantir prosperidade e felicidade e também proíbem comer alguns tipos de comida, afirmando que atraem uma vida de retrocesso. Conheço quem faz tudo isso a risca e nada mudou na vida delas, assim como conheço pessoas que nada fizeram disso e prosperaram na vida. Quando conhecemos melhor as orientações do Senhor na Bíblia e buscamos viver de acordo com elas, isso nos é libertador! Deixamos de ser escravos de coisas humanas, vazias, sem sentido! O texto do apóstolo Paulo aos colossenses é perfeito para refletirmos hoje, contagem regressiva para 2022. O principal motivo desta carta é alertar para o perigo de seguir filosofias e tradições humanas vazias, contrárias à vontade de Deus.Um grupo em Colossos chamava cristãos a uma fé e religião baseada em elementos como água, fogo, ar e vento, crendo que intermediavam a relação humana com Deus e determinavam a vida das pessoas. A intensão de Paulo é ensinar que essas crendices foram derrotadas por Cristo na cruz.
Ainda hoje pessoas se apegam a objetos ou mesmo rituais sem respaldo nas orientações do Senhor. Se você é cristão precisa viver como tal. Não devemos vestir camiseta dum time e torcer por outro. É incoerente. Paulo afirma que quem recebeu Cristo Jesus, quem o aceitou, não pode se deixar escravizar por meio de argumentos sem valor. Cristo é o centro do texto, pois é centro de nossa fé e esperança cristã. Todo um misticismo envolve a passagem de 31 dezembro para 1º janeiro, mas estes são dias como outros quaisquer, nada há de mágico, energia ou fruídos especiais neles, pois o calendário é totalmente humano.Outros povos têm outros calendários comemorando Ano Novo noutra data.
Ainda sobre crendices, a fé cristã anuncia perdão dos pecados em Cristo, as crendices negam o pecado. A solidariedade de Cristo motiva cristãos à solidariedade no sofrimento, mas crendices negam dor e sofrimento. Não se deixe escravizar por coisas assim. A véspera de Ano Novo deveria ser por nós um dia dedicado ao agradecimento a Deus por chegarmos até aqui com sua ajuda, principalmente diante de dificuldades e situações tristes de perda, doença, decepção, desemprego e luto. Quem passa o ano com sentimentos de reconhecimento e gratidão pela presença e agir de Deus em sua vida, certamente não dependerá de álcool para se animar, nem de fogos de artifício para espantar os “maus espíritos”…Não se apegará a lentilhas ou carne de porco para dar sorte, folha de louro para garantir dinheiro e fartura, ou dar pulinhos sobre ondas. Eu posso comer ou não lentilha, para mim é indiferente. Posso comer carne de aves ou de porco, gado ou peixe, prá mim é indiferente.
Precisamos ter sempre em mente que estas superstições não representam nada. Mas crer na Palavra: “O homem planeja, mas Deus maneja”. (Pv 16.1)Nossa vida e destino pertencem ao Senhor. Quem tem Cristo no coração sabe que superstições não garantem nada, são ritos e tradições vazias, assim como roupas de determinadas cores. Aliás, o poeta Mário Quintana escreveu com muita propriedade: “Se usar branco atraísse paz, nenhum médico ficaria depressivo. Se usar amarelo atraísse dinheiro, pessoal do correio estaria rico! Se usar vermelho resolvesse a vida amorosa, nenhum bombeiro se divorciava. Não adianta passar a virada de ano de branco e passar o resto do ano nas trevas! O ano novo não terá nada de ‘novo’, se nós não tivermos atitudes novas!”. Pense nisso! Que em 2022, possamos ser melhores pais/mães, maridos/esposas, filhos/as, melhores cristãos! Que não repitamos erros de 2021! Que possamos abraçar mais, elogiar mais, agradecer mais! Que Jesus possa ser o centro de nossas atenções! E que a graça e misericórdia do Senhor nos acompanhem!
Ao invés de simpatias, amuletos e superstições, que representam tempo perdido, dedique seu tempo a orar ao Deus criador e consagrar sua vida a Ele por meio de Jesus Cristo, no poder e na ação do Espírito Santo. Não quer dizer que você não enfrentará horas de amargura, decepção, tristeza, enfermidade, morte. Mas, junto à Deus, você saberá como enfrentar, terá a certeza que em todos os momentos, o Senhor lhe carrega nos braços.Apegue-se somente à Cristo! Viva um novo ano em sua companhia! Amém.
P. Marcio Simões da Costa
Avisos da Semana: Hoje,dia 31.12 às 19h, nosso culto de gratidão a Deus por 2021 e despedida da família pastoral. Venha com tua família! Os próximos em 9 e 16.01 serão on-line.