Nas oportunidades da vida, faça o bem!

Estimado irmão! Estimada irmã!
No livro “Visão e Parábolas”, de Francisco Gomes de Matos, está registrada uma interessante fábula que nos provoca boa reflexão.

Conta-se que numa floresta distante, havia um pequeno lago azul, onde morava uma rã orgulhosa de sua soberania. Ninguém a atormentava, a não ser os pernilongos noturnos. Um dia, ao acordar, contemplava extasiada o ambiente colorido, quando se deparou com uma bem urdida teia, tecida a noite com carinho pela aranha, alegre e feliz com a sua obra. A rã, irada com o atrevimento da intrusa, destruiu impiedosamente sua teia.

Tamanha violência não podia ficar sem resposta e a aranha foi buscar o apoio de sua tia caranguejeira, célebre por sua picada mortífera. Diante da ameaça, a rã aflita foi queixar-se à coruja, reconhecida como sábia e competente negociadora. A coruja comprometeu-se a intervir, lamentando a falta de conversação, que gera todas as crises. Finalmente, tudo ficou resolvido.

A aranha teceu nova teia e a rã, além de aprender a apreciar a beleza da construção, descobriu um ganho surpreendente: a teia funcionava como armadilha para os incômodos mosquitos que, antes, infernizavam sua vida. Concluiu a coruja: quando todos percebem o que há de mutuamente válido, a vida é harmoniosa e feliz.

Esta fábula representa uma situação muito comum na vida real. Na busca por defender interesses pessoais, muitos são intolerantes para com os outros. Nesta conjuntura não se consegue desenvolver um olhar alheio de cuidado e a pessoa acha que tudo gira em torno dos seus interesses pessoais.

O sábio rei Salomão refletiu sobre este assunto. Ousou registrar dizendo: “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa.” (Provérbios 3.27)
Somos lembrados de que verdadeira vida só é possível quando vivemos em comunidade, onde um completa o outro, um precisa do outro.

Precisamos ser mais humildes e interessados em servir do que ser servido. E fazer isso não somente em épocas de pandemia ou cheias, mas sempre. Enquanto ajudamos outros, somos recompensados. Enquanto amamos, somos amados. Quem age com misericórdia, com misericórdia é tratado. Quem perdoa, é também perdoado.

Neste dia queremos acolher esta reflexão que nos convida a deixarmos o que é mau e aprender a fazer o bem sem olhar a quem. Fazer isso sem cansar ou desanimar.
Em meio a tudo que vivenciamos, vale a pena lembrar que sempre será melhor fazer o bem.
Um carinhoso e forte abraço! Abençoada reflexão!

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
DIA 28.06.2024 (SEXTA)
14:30h: Grupo Diaconal Mãos que Servem
DIA 29.06.2024 (SÁBADO)
14:00h: JEMON
DIA 30.06.2024 (DOMINGO)
NÃO HAVERÁ CULTO – FOLGA PASTORAL
DIA 02.07.2024 (TERÇA)
14:30h: Encontro da OASE Montenegro
DIA 03.07.2024 (QUARTA)
Manhã: Plantão Pastoral
19:00h: Reunião do Comitê Sinodal de Crise
DIA 04.07.2024 (QUINTA)
18:00h: Ensino Confirmatório 2º ano
19:30h: Ensaio Coral
VAI ACONTECER
DIA 05.07 as 20h – Noite de Comunhão com a Banda Os Mc´Coys de Novo Hamburgo. Entrada Franca. Mas se desejar estaremos aceitando doações de Produtos de Higiene Pessoal que serão destinadas as famílias atingidas pelas cheias. Venha com toda Família!

Últimas Notícias

Destaques