Temos neste Evangelho o relato de Jesus entrando em Jericó, cidade relatada no Antigo Testamento, na qual caíram as muralhas. Aqui acontece um encontro dEle com Zaqueu, um cobrador de impostos.Para você ter uma ideia, cobradores de impostos eram odiados, pelo povo judeu, considerados traidores do seu povo e religião. Cobravam altos impostos ameaçando punir quem não os pagasse. Colaboravam com o poder romano e sua corrupção, pois boa parte dos impostos financiavam a administração e o exército opressor. Zaqueu era o chefe dos cobradores. Um homem muito rico, pois seu salário era exatamente aquilo que cobrava além dos impostos. Por tanto, para ele, não havia limites para esta extorsão!
Nesta passagem de Jesus por Jericó, outra muralha cairia: da vida de Zaqueu. No caminho, grande número de pessoas queria ver Jesus de perto e Zaqueu foi lá. O que fez ele largar seus afazeres e ir? Qual o interesse dele em Jesus? A Bíblia não apresenta Zaqueu como homem penitente, então, provavelmente a curiosidade. Zaqueu era um homem de baixa estatura, mas de grande posição social. Ele sobe numa árvore e se esconde para ver o Senhor. O ato de Zaqueu olhar de cima de uma árvore pode representar seu status, posição social, bens e riquezas que faziam dele superior. Já o fato de estar escondido, pode representar seu interesse em não chamar atenção. Somente ele pode enxergar, sem ser visto e sem compromisso com o que acontece.
Mas, como nada está oculto aos olhos de Deus, Jesus olha para cima e chama: “Zaqueu, desce daí! Hoje preciso ficar em tua casa”. Jesus diz isso, sabendo quem Zaqueu era, o que fazia. Isso causou escândalo entre as pessoas. Então o corrupto desce da árvore, certamente envergonhado diante de todos, vai ao encontro de Jesus e com alegria o recebe em sua casa. Ao descer, Zaqueu reconhece a grandeza de Jesus. Jesus diz: “Hoje preciso ficar na sua casa”. Se Zaqueu demorasse a responder, se deixasse para outro dia a fim de se preparar, limpar a casa, escolher cardápio… poderia ser tarde!
Por meio desta mensagem, Jesus passa agora diante de você e, mesmo conhecendo tua vida e tuas atitudes, Ele te chama pelo nome, e diz: Desce do teu pedestal de posição social ou de perfeição! Desce do pedestal da intelectualidade e autossuficiência! Hoje quero ser recebido por você e ser hospedado em teu coração! Você tem um cantinho, um lugar para Jesus em tua vida? Zaqueu recebeu Jesus de coração aberto. Esta acolhida da parte de Zaqueu lhe trouxe a salvação. E a boa nova a você hoje é: Jesus quer comunhão íntima contigo. Ele quer te salvar! Você aceita o convite?Como você olha para Jesus? De cima da árvore, priorizando teus bens, posição social? Escondendo-se para não se comprometer?
Talvez você diga: “Mas estou afastado de Deus, virei as costas para Ele, minhas palavras e atitudes não correspondem à sua vontade. Na verdade, não estive nem aí pra Ele. Deus certamente não me quer!” Mas, no Evangelho Jesus afirma: “O Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido”. Atente comigo para um detalhe que talvez passou despercebido: parece que falta um pedaço da história… O relato não mostra Jesus conversando com Zaqueu sobre sua vida, sua atividade ilegal, corrupta, seu egoísmo, suas falhas. Certamente houve! Mas isso foi uma questão entre Zaqueu e Jesus, da mesma forma que os teus problemas, pecados e fragilidades são uma questão tua com o Senhor. Mas o que texto evidencia é a reação de Zaqueu diante de Jesus: Ele se arrepende e busca reparar seus erros. O corrupto restitui o dinheiro e a dignidade daquelas pessoas. Como seria bom se os corruptos de nosso país abrissem o coração para Jesus…
O povo via em Zaqueu um homem rico, mas para Deus, ele era apenas um pecador falido. O encontro com Jesus produziu não apenas arrependimento naquele homem, mas fez dele uma nova pessoa. Zaqueu recebeu de Jesus o presente mais precioso: a sua graça! E com ela perdão, restauração, transformação, uma nova vida, a salvação! Jesus também oferta isso a você. Ele lhe chama pelo nome e se oferece como caminho para transformação e vida eterna. Não desperdice a graça de Deus! Amém.P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:Durante a pandemia, cultos domingos às 9h30, com transmissão pelo Facebook: Luterana Montenegro.Continuamos com arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza. Traga na secretaria sua doação, atualize seu telefone. Deus abençoe dádivas e doadores!