Querido irmão! Querida irmã!
Alguns países europeus e também ocidentais, comemoram hoje o dia da mentira. Neste dia, além de contar mentiras, existe o costume de se enviar uma pessoa desavisada a cumprir tarefas sem fundamento ou levar informações sem nexo para outrem.
Deus nunca incentivou a mentira. Porque a mentira entristece, corrompe e destrói.
Quero compartilhar com você uma antiga parábola judaica. Diz que certo dia a verdade e a mentira se encontraram. A mentira disse para a verdade: “Bom dia, dona verdade!” E a verdade foi conferir se era mesmo um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira: “Bom dia, dona mentira.” Ao que a mentira respondeu: “Está muito calor hoje.” E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.
A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse: “Venha, dona verdade, a água está uma delícia.” E, assim, a verdade, sem duvidar da mentira, tirou suas vestes e mergulhou. A mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora. A verdade, por sua vez, recusou-se a vestir as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar pela rua. E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida da verdade, do que a verdade nua e crua.
Esta parábola exemplifica muito bem o que muitas pessoas vivem no dia a dia. Mesmo em outros dias, fora do “dia da mentira”, infelizmente muitas pessoas dão espaço para a mentira que sempre vem disfarçada de verdade. A mentira não precisa nem fazer muito esforço para convencê-las.
Somos chamados a não deixar isso acontecer. Não apostar na mentira. A vitória da mentira é a falência da vida. Onde se deixa a mentira entrar, toda paz, harmonia e alegria são retiradas. O espaço dado ao que é falso, confunde, mancha e afasta a verdade. É preciso saber filtrar a verdade da mentira. E isso conseguiremos fazer, quando analisamos o que é dito a luz das Escrituras Sagradas. Se o que é dito não encontra aprovação bíblica, é certo de que será uma mentira que visa nos entristecer.
Diante de tantas barbáries, as vezes temos a sensação de que as pessoas não se envergonham mais de mentir, pois muitas vezes a mentira é dita “na cara dura”. Por isso, não podemos ser tolerantes com mentiras. Conseguiremos isto, permanecendo na verdade e falando a verdade.
Tiago 3.1-6 irá falar sobre a língua (boca). Neste texto, a boca é comparada a três exemplos: cavalo, navio e fogo. Assim como o cavalo precisa de um freio na boca para ser guiado, precisamos frear nossa língua para não falar mentiras. Assim como o navio, tão grande, é guiado pelo pequeno leme, se nossa língua não for bem guiada pode prejudicar muitas vidas. Assim como o fogo pode incendiar uma floresta, nossas palavras podem provocar grande destruição.
Neste dia, enquanto muitos vão viver a ilusão da alegria, enganado e mentindo, quero convidá-lo e convidá-la para pedirmos juntos ao salmista: “Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador.” (Sl 25.5). Não aposte na mentira!
Um abraço!
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 01: 14h – Mãos que servem;
19h – Planejamento com coordenação dos grupos de Discipulado/Comunhão/Trilha8;
20h – Planejamento com coordenação do grupo de adolescentes;
Dia 02: 15h – Planejamento com coordenação do Programa Missão Criança;
Dia 03: 9h – Culto de Instalação do Pastor Charles Werlich;
Dia 05: Conferência Sinodal de Ministros/as em Várzea Grande;
14:30h – OASE centro;
19:30h – Reunião Diretoria da Comunidade;
Dia 06: 19:30h – Diálogo Batismal;
Dia 07: 17h – Equipe EC
18h – Ensino Confirmatório 1º ano;
19h30min – Ensaio do Coral
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro.