Morte Solidária e vitoriosa

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
Sexta-Feira da paixão é um dia sem muita luz e alegria. Lembramos do sofrimento de Jesus Cristo na cruz. Tamanho sacrifício ele fez pelos nossos pecados, reconciliando-nos com Deus, dando-nos uma nova vida. Compreender esta atitude de obediência e coragem de Jesus por nós nos ajuda a ser mais humanos. Somos confrontados com a cruz, nosso lado pecaminoso, onde temos oportunidade de nos colocarmos aos pés da cruz de Jesus. A cruz aponta também para a dimensão da solidariedade de Deus para com seus filhos e filhas, porque na cruz temos a expressão máxima do amor de Deus, da opção pelo pecador e pela vida.

A vida cristã é cheia de desafios. Por isso carece de fé e um bom relacionamento com Deus e com o próximo. Como dizem as palavras do Salmo 51.3: Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Precisamos reconhecer nossas falhas e transgressões.

Rememorar a Sexta-Feira Santa nos lembra penitência, pedido de perdão, regeneração e transformação. É tempo de se arrepender do pecado da ganância de sempre querer mais, do pecado da indiferença diante do sofrimento de nossas crianças e idosos, diante da desatenção das autoridades com a saúde e a educação, diante do descaso para com a criação de Deus. É tempo de pedir perdão pelos pecados da falta de solidariedade, do viver sozinho sem se importar com a necessidade do outro. Sexta-Feira Santa põe a claro os pecados do mundo, mas também os meus e os teus pecados. Mas é também dia de gratidão pelo amor desse crucificado que não se vinga de seus inimigos, mas lhes traz o perdão.

Em nossos dias, apesar de tantos males, existem pessoas colocando sinais de ressurreição e de vida em sua realidade. São pessoas portadoras da ressurreição, da vida que Deus quer para todos. Os sinais da ressurreição estão lá onde pessoas solidarizam-se com o seu próximo, com os enfermos, com os enlutados, com os excluídos, com os idosos, com as pessoas com deficiência, onde há busca pela promoção da dignidade e da vida.

Após a escuridão brilhou a luz. As trevas foram dissipadas pela Páscoa. Com Cristo vencemos também a nossa própria morte. Deus convida para falar e agir contra a morte e a favor da vida, colocando sinais da ressurreição de Cristo. (Semente de Esperança 2017).
P. Cleber Fontinele Lima

Programação Paróquia
-Ouça o Programa Mensagem do Dia, pela Rádio América AM 1270, de segunda a sábado, às 11:50h;
-12.04- quarta: Manhã e tarde: Plantão pastoral; 18h- Ensino Confirmatório 2º ano; 19:30h- Cel. de
Páscoa dos Cursos Técnicos do CSP;
-13.04- quinta: 9h- Cel. de Páscoa do 6º ao 3º EM do CSP; 14h- Cel. de Páscoa do 1º ao 5º ano do CSP;
15h- Cel. de Páscoa da Educação Infantil do CSP; 19:30h- Ensaio do Coral;
-14.04- sexta: 9h- Culto Santo Antônio; 15h- Culto na Rua Nova; 19h- Culto no centro;
-16.04- domingo: 09h- Culto de Pásco no centro;
-18.04- terça: 15h- Reunião da OASE centro.

Últimas Notícias

Destaques