“Bem aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas…” (Ap 14.13b)
Imagine que você está a beira mar e vê uma embarcação partindo. Você fica olhando enquanto ela vai se afastando até que, finalmente, parece apenas um ponto no horizonte, lá onde o mar e o céu se encontram. E você diz: “Pronto, ela se foi!” Mas foi aonde? A um lugar que sua vista não alcança, só isso! Mas através da lembrança aquela embarcação continua tão grande, tão bonita e tão importante como era quando estava perto de você. E, naquele exato momento em que você está dizendo “ela se foi”, há outros olhos vendo-a e outras vozes exclamando: “Ela está chegando!”
Ontem foi dia de finados e lembrei-me deste texto, muito divulgado na internet. Talvez esse seja o sentimento que acomete nosso coração quando temos que nos despedir de alguém amado. Sentimos que a pessoa está partindo como um barco que se distancia da nossa vista no horizonte. Fica a lembrança, que a manterá viva em nossa memória e bem presente em nosso coração.
Talvez nos surja a mesma pergunta: “Para onde ela foi?” Pela fé cremos que ela está guardada por Deus. Ela está sob o cuidado de Deus. Ela está sob o olhar de Deus. E ficamos na expectativa do dia da volta de Jesus Cristo onde seremos chamados pelo próprio nome para a ressurreição da vida eterna. É isso que cremos!
Deus dá e também retira a vida (Leia Salmos 104.24-34). Tudo está em suas mãos. E somos confortados quando lemos que felizes ou bem aventurados são aqueles que morrem no Senhor. Mesmo com a dor da saudade, podemos ter paz e nos alegrar, pois quem amamos descansou. Embora lamentemos dizendo: “Ele partiu!”, chegará o dia em que ouviremos Deus chamando pelo próprio nome para a ressurreição.
Momentos como este também nos fazem meditar sobre o que é a nossa vida. Tiago afirmou: “Vocês são como a neblina que aparece por um pouco tempo e depois se dissipa.” (Tiago 4.14c). Por isso é preciso aproveitar nossa breve existência entregando-a sempre nas mãos de Deus e a Ele dedicá-la. Quem crê tem a vida eterna como promessa, passará da morte para vida. Ou seja, depois de morrer, ressuscitará para a vida eterna com Deus. Grande é este consolo!
Vivemos um tempo onde é importante lembrar: a graça de Deus é para nós como o mar para o navio: carrega até o alvo quem a ela se entrega!
Reflita nisto! Um abraço!
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
DIA 03.11.2023 (SEXTA FEIRA)
14:30h: Mãos que Servem
19:00h: JEMON
DIA 04.11.2023 (SÁBADO)
10:00h: Bênção Matrimonial
DIA 07.11.2023 (TERÇA FEIRA)
14:30h: Encontro da OASE
DIA 09.11.2023 (QUINTA FEIRA)
19:30h: Ensaio do Coral