“O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça” (Tese preferida de Martim Lutero – 62ª tese)
Prezada leitora! Prezado leitor!
Ao celebrarmos 505 anos da Reforma Luterana no próximo dia 31 de outubro, estou compartilhando durante este mês, nesta coluna semanal, algumas temáticas importantes para nossa vida, a partir das “Conversas com Lutero”. Hoje perguntaremos a Martim Lutero acerca das 95 teses.
O doutor começou a ganhar notoriedade na Alemanha por conta das famosas 95 teses. O que o senhor chama de tese?
A palavra tese é originalmente uma palavra grega (thésis) que significa, ao pé da letra, o “ato de pôr”. Nesse sentido, tese e proposição são sinônimas. Eu preparei um trabalho sobre a questão das indulgências por meio de frases curtas e enumeradas.
Porque o povo compra indulgências?
Porque os fiéis vêem na indulgência uma oportunidade de se protegerem do purgatório e do juízo eterno. Em alguns casos, os pregadores de indulgências dão sermões horrorizontes sobre o fogo do inferno por razões óbvias. Acontece, então, o perfeito casamento entre a vontade de vender e a vontade de comprar. Um dos pregadores, João Tetzel, anunciava a plenos pulmões que “a alma sai do purgatório no preciso momento em que moeda ressoa na caixa.”
O doutor condena apenas o comércio das indulgências?
Deploro tanto o mercado como o esquema das indulgências. Na 52ª tese, afirmo que “esperar ser salvo mediante breve de indulgência é vaidade e mentira, mesmo se o comissário de indulgências oferecessem suas almas em garantia.” Numa tese anterior (36ª), eu já havia explicado que “todo cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados e sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, mesmo sem ter adquirido seu breve de indulgências.
Em que dia e onde o doutor pregou as 95 teses?
No dia 31 de outubro de 1517, na porta da igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha.
Houve algum reboliço em Wittenberg com a publicação das teses?
Em toda a Alemanha e, pouco depois, em toda a Europa. Elas foram imediatamente traduzidas para várias línguas. Primeiro para o alemão, e depois para o espanhol, o holandês e até para o italiano.
A intenção do doutor era causar uma ruptura na igreja?
Dou a minha palavra de que não tinha essa intenção. Ao contrário, queria que o papa tomasse providências para acabar com o escandaloso abuso das vendas das indulgências. Mas não me dei conta de que eu estava mexendo numa caixa de marimbondos. O Senhor Jesus é testemunha de que eu, bem consciente de minha própria miséria e indignidade, desde muito estava protelando o que naquele mês de outubro cumpri com ousadia. Não me era possível calar mais tempo diante daquela situação.
Um abraço e boa reflexão!
Extraído do livro: Conversas com Lutero – História e Pensamento/
Elben M. Lenz César – Viçosa/MG: Ultimato, 2006.
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 28
14:30h: Mãos que servem e entrega de cestas básicas.
Dia 29
9:30h: Coral Infanto juvenil
Dia 31
19:00h: Culto da Reforma Luterana (505 anos) – Participação da Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Pa. Tânia Cristina Weimer e do musicista Anderson Kunz. Após o culto, haverá coquetel para os presentes.
Dia 02
9:00h: Culto de Finados com lembrança das pessoas que faleceram desde finados/2021 a finados/2022. O culto acontecerá no Cemitério Evangélico. Caso chover, o mesmo acontecerá na igreja.
Dia 03
17:00h: Equipe EC; 18:00h: EC 1º ano; 19:30h: Ensaio Coral.
Dia 04
18:00h: Ensaio para os Cultos de Confirmação; 19:00h: JEMON.
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro