Loucura para alguns, poder para outros

Prezados irmão! Prezada irmã!

Nesta Sexta Feira da Paixão de Cristo nos perguntamos: que dignidade pode haver na morte, fato tão triste e indigno?

Leremos em Apocalipse 5.12 que anjos cantam que Jesus é digno, mesmo que tenha sido morto: “E cantavam com voz forte: ‘O cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor’”. Por que isto?

João viu nas mãos de Deus um livro contendo o destino da humanidade. Ninguém foi capaz de abri-lo. Quem se atreveria a ir até Deus e tirá-lo de suas mãos? Bem que tentamos as vezes! Imaginamo-nos donos da situação, donos do nosso caminho, como se por nossos atos bons pudéssemos granjear méritos diante de Deus. A cena no céu mostra que diante do Senhor Deus ninguém pode se elevar. O nosso destino nas mãos do santo e justo Deus não pode ser outro senão condenação.

Mas eis que vem o Cordeiro – Jesus – que tinha sido morto, toma o livro e passa a abri-lo. Ele é o “digno”! Com sua obra na cruz ele recebeu o direito de conduzir a nossa história de uma forma diferente de como ela deveria acontecer. Ao invés de condenação, dá-nos perdão e uma nova vida. Por isso, os anjos do céu, proclamam que ele é digno de receber todo o poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor.

O dia de hoje, Sexta Feira da Paixão, é dia de silêncio e de reflexão em torno da morte de Cristo. Mas fazemos isto sem se esquecer de olharmos para frente. Lembrar que a morte dele não é derrota, mas o meio pelo qual ele é digno para nos dar perdão, vida e salvação. Sem Cristo, de fato, a morte seria coisa totalmente indigna. Mas em Cristo, passamos da morte para a vida.

Por isso há esperança para nós e, a partir de domingo, poderemos viver a Páscoa do Senhor, na alegria de podermos confiar em tantas promessas que ele nos deixou. Numa delas, ele diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”

Essa mensagem, meu irmão e minha irmã em Cristo, é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1Coríntnios 1.18).

Oração:
Digno és, ó Cordeiro, de todo o louvor. Graças nós rendemos por teu amor. Tua seja a glória e o domínio também, para todo o sempre. Rendemos-te graças, Senhor, pelo teu amor demonstrado na cruz do Calvário. Rendemos-te graças, Senhor, pela ressurreição que nos enche de esperança. Amem.
Tenha um dia de profunda reflexão!

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 07 (6ª Feira da Paixão)
19:00h: Culto da Paixão de Cristo (acompanhamento musical Vandré Alexandre da Rosa)
Dia 09 (Domingo da Páscoa)
7:00h: Culto da Páscoa com Santa Ceia (Participação do Coral da Comunidade, Encenação das Crianças e da Juventude Evangélica) – Traga junto um prato de doce ou salgado para o café pascal em comunidade.
Dia 11
Conferência Sinodal de Ministros/as – Paróquia em Linha Pinheiro Machado
14:30h: Encontro da OASE com Dânça Sênior
Dia 12
Manhã: Plantão Pastoral;
19:00h as 22:00h: 2ª Encontro para elaboração do PAMI 2023-2025
Dia 13
18:00h: EC 1º ano;

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

Últimas Notícias

Destaques