“Portanto, sigam o exemplo dos bons e viva uma vida correta. As pessoas direitas, de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão.” (Provérbios 2.20-22)
Quando eu era um pequeno menino, comentou um homem já idoso, ganhei de presente um pepino colocado dentro de uma garrafa. O pescoço da garrafa era pequeno e o pepino bem grande. Tente imaginar como ele havia entrado ali. Um dia, passeando pela horta, pude observar uma garrafa deslizando sobre um pequeno pepino verde e pude compreender o que havia acontecido, a saber, o pepino havia crescido dentro da garrafa.
Diariamente vejo pessoas querendo se livrar de hábitos que lhes causam mal. Em vários momentos estes hábitos parecer ser mais fortes do que as próprias pessoas, tornando difícil uma mudança quanto a eles. Nenhum de nós nasce com estes hábitos, mas eles vão sendo formados e crescem dentro de nós. Quando pensamos que os mesmos foram sendo formados ao longo da vida, perceberemos o quão difícil é promover mudanças na vida. Estes são como pepinos que cresceram dentro da garrafa, as vezes impossíveis de serem removidos.
Como tudo isso é verdade! Depois de nos alimentarmos com algo que não é bom por muito tempo, as vezes muitos anos, fica difícil livrar-se daquilo rapidamente. As vezes, até parece impossível.
Muitas pessoas confessam que são teimosas, que tem um gênio explosivo, que são mentirosas, invejosas e até dizem que tem prazer em provocar intrigas e contendas e ver o “circo pegar fogo”. Sabem do quão destrutivas são estas atitudes para si mesmas e para as pessoas do meio em que vivem, mas muitas vezes concluem não serem capazes de se libertar de tais práticas.
Mas a boa notícia é que a transformação é possível. Destaco dois importantes pontos a serem observados:
Primeiro: devemos tomar cuidado para não dar espaço para que estes “pequenos pepinos” cresçam dentro de nós. É preciso bloquear nosso coração e não deixar o mal tomar conta.
Segundo: jamais podemos perder as esperanças no poder de Deus para efetuar mudanças. Por maior que seja o “pepino crescido dentro de nós”, independente do que estejamos passando, sempre poderemos nos abrir para a transformação que Deus quer realizar em nós. A cada dia, a cada instante Ele está disposto a nos ajudar, nos transformar e nos dar uma nova oportunidade de recomeçar.
Diante de tal situação, certa vez o Salmista orou a Deus dizendo: “Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar.” (Salmos 31.2)
Deus é tão bom que todos os dias Ele nos permite recomeçar. Então recomece. Livre-se dos “pepinos” crescidos dentro de você, que causam tristezas a você e aos seus. No lugar disso, deixe Deus realizar a transformação para que todos os seus atos e suas palavras sejam moldadas segundo o Seu querer. Alimente os bons hábitos!
Reflita nisto! Um abraço!
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
DIA 10.11.2023 (SEXTA FEIRA)
14:30h: Mãos que Servem
DIA 11.11.2023 (SÁBADO)
19:00h: Culto de Confirmação – Grupo 1 – Com participação do Coral da Comunidade
DIA 12.11.2023 (DOMINGO)
9:00h: Culto de Confirmação – Grupo 2 – Com participação do Coral da Comunidade E Culto Infantil
DIA 14.11.2023 (TERÇA FEIRA)
14:30h: Encontro da OASE – Dança Sênior
DIA 16.11.2023 (QUINTA FEIRA)
18:30h: Ensino Confirmatório 1º ano (Encerramento)
19:30h: Ensaio Coral