Katharina von Bora

Amigo e amiga! Hoje no mundo inteiro se comemora o Dia Internacional da Mulher. Por nos encontrarmos no ano em que festejaremos os 500 anos da Reforma da Igreja trago como mensagem um pouco da história de Katharina von Bora, esposa de Lutero e de grande importância para o Movimento Reformador do século XVI.

“Katharina Von Bora provavelmente nasceu no dia 29 de janeiro de 1499 no povoado de Zülsdorf, que fica ao Sul de Leipzig. Era filha de Hans e Katharina von Bora. Sabe-se que seus pais tinham linhagem nobre, no entanto, empobreceram e logo após o nascimento de Katharina tiveram que vender a propriedade. Sabe-se também que sua mãe faleceu muito cedo e que seu pai se casou novamente com outra mulher chamada Margarete.

A família von Bora passava por sérias dificuldades financeiras. Por isso, aos cinco anos de idade, a pequena Katharina foi levada para morar no convento beneditino de Brehna. Naquela época, existiam muitos conventos. Nem sempre a intenção dos pais era de que as filhas se tornassem freiras ou monjas, mas nos conventos elas receberiam boa educação e seriam bem cuidadas. O convento beneditino era famoso por sua boa qualidade na educação das freiras.

Em 1508, Katharina foi transferida para outro convento, que se localizava em Nimbschen. Provavelmente o motivo da transferência foi financeiro. Este convento acolhia todas as meninas e moças que queriam ingressar e a contribuição financeira era espontânea. No convento, as noviças tinham que se adaptar a ordens rígidas: orar, silenciar, viver em clausura, em pobreza, em castidade, em obediência absoluta.

A vida, a educação e as experiências dentro dos mosteiros formaram o caráter e a personalidade de Katharina para se tornar a companheira, esposa, administrador, cuidadora, mãe e cristã fervorosa no período da Reforma. Pesquisadores dizem que, no monastério, ela teve acesso aos escritos de Lutero contra as práticas da igreja, que levaram a planejar a loucura de fugir de lá para conhecer o Reformador e de alguma forma poder contribuir com a nova forma de ser igreja. Katharina descobriu que poderia ser útil e servir melhor a Deus estando fora do convento, de que não precisaria ser freira ou monja para agradar ou servir a Deus. E assim, sabemos o que Deus pôde realizar por meio dela ao lado de Martim Lutero no Movimento da Reforma.” (transcrições retiradas do Roteiro da OASE – 2017, p. 23 e 24).
P. Cleber Fontinele Lima

Programação Paróquia
– Ouça o Programa Mensagem do Dia, pela Rádio América AM 1270, de segunda a sábado, às 11h50min;

– 08.03 – quarta: Plantão pastoral;

– 09,03 – quinta: 19h30min – Ensaio do Coral;

– 10.03 – sexta: 19h30min – Encontro de Casais em Movimento;

– 11.03 – sábado: 14h – Ensino Confirmatório do 1º ano; 15h30min – JEMON;

– 12.03 – domingo: 9h – Culto com Batismo e lembrança do Batismo;

– 13.03 – segunda: 19h30min – Reunião da Diretoria da Comunidade;

– 14.03 – terça: 15h – Reunião da OASE centro.

Últimas Notícias

Destaques