Inspiração divina para decisões sábias

Prezado leitor! Prezada leitora!

Autonomia é a palavra da moda. É o desejo da maioria das pessoas. Quem não quer autonomia em seu trabalho? Poder tomar as próprias decisões. Quem não deseja autonomia financeira? Poder comprar o que quiser, sem se preocupar.

Desde criança, o ser humano luta pela autonomia. E, sim, são muitos os momentos em que as crianças querem ser autônomas. Querem ser grande, poder decidir sozinhas. Muitos pais trabalham para que seus filhos consigam a autonomia necessária. Outros nem tanto.

Também Deus é a favor da autonomia. Ele permite que tomemos as nossas próprias decisões. O apóstolo Paulo expressa essa verdade bíblica ao dizer que podemos fazer o que queremos, mas nem tudo é bom, nem tudo é útil. Lemos isso em 1Coríntios 10.23: “Alguns dizem assim: ‘Podemos fazer tudo o que queremos.’ Sim, mas nem tudo é bom. ‘Podemos fazer tudo o que queremos’, mas nem tudo é útil. Deus nos concedeu livre arbítrio para decidirmos. Ele permite que o ser humano seja “dono de seu próprio nariz”. Já no Antigo Testamento, Moisés deixa claro essa liberdade: “Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte.” (Deuteronômio 30.15).

Se, por um lado, Deus dá-nos liberdade de escolha, por outro, ele não nos desampara em nossas escolhas. Assim como pais e mães orientam seus filhos em suas escolhas, também Deus aponta para critérios bem claros para não errarmos na tomada das decisões. Ele diz: “Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida.” (Gálatas 5.25). “Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês”.
A Palavra de Deus está repleta de conselhos que visam inspirar, moldar e ajudar na tomada das decisões. São conselhos que promoverão vida digna e feliz. São conselhos que nos farão decidir sabiamente.

Portanto, somos livres para decidir. Quem nos deu essa liberdade foi Deus. Mas não obriga ninguém a segui-lo. Ele nos mostra qual é o bom caminho. Como disse Pedro: “O Senhor tem as palavras que dão vida eterna.” (João 6.68). Busque a inspiração divina através da Palavra de Deus para que as decisões diárias sejam sábias e promovam vida.

Oração: Bondoso Deus, Pai Celestial. Obrigado pela orientação perfeita, pelas palavras que conduzem a vida. Obrigado que nos dás liberdade de decidir. Hoje somos lembrados de que, inevitavelmente, todas as nossas decisões trazem consequências. Por isso, abençoe nossas decisões. Dá-nos sabedoria e inspiração para que nossas decisões promovam a vida e sejam guiadas segundo teu querer. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Avisos: Neste domingo 6.02.2022, culto presencial às 9h na Igreja da Ressurreição, com oração memorial. Ainda disponibilizamos na secretaria devocional Castelo Forte. Adquira o seu, presenteie alguém! Desde já seja bem-vindo/a!
Comunidade Evangélica em Montenegro – IECLB

Últimas Notícias

Destaques