Querido irmão! Querida irmã!
Sem dúvida, você já deve ter passado por algum momento de adversidade. Estes momentos existem na vida de qualquer pessoa. Ninguém está imune a eles. Mas nem por isso você precisa desanimar. Gostaria de refletir com você sobre isto!
Quando passamos por algum sofrimento, normalmente, logo queremos nos ver livres dele. Essa é a tendência natural do ser humano. Mas o tempo de cada aflição deve durar o tempo que tem que durar. Quero ilustrar isso a partir da seguinte história que prescrevo abaixo.
Certa vez um homem ficou observando um casulo de mariposa. Ele queria vê-la saindo, ver a beleza de suas asas abrindo pela primeira vez. Ficou uma manhã toda esperando, quando a mariposa finalmente começou a sair. Mas aquela saída parecia demorada e trabalhosa demais. Ele então resolveu dar uma ajudinha. Pegou uma tesoura e deu um “pique” no fiozinho que lhe embaraçava a saída. Assim, sem mais dificuldades, ela saiu arrastando um corpo fraco. Só depois disso aquele homem descobriu que passar pela minúscula abertura do casulo é uma provisão da natureza para forçar circulação dos humores nas asas da mariposa. Deus criou assim esse processo. A pressa de ver o inseto em liberdade havia impedido que se completasse o laborioso processo que estimularia circulação nos minúsculos vasos de suas asas. E aquela mariposa criada para voar livremente pelos ares, passou seus dias arrastando um corpo disforme com asas atrofiadas.
Algumas vezes podemos questionar por que Deus não facilita as coisas para nós? Porque temos que passar por tantos apertos e processos demorados de luta e dor? Pensar assim é ignorar que Deus sabe de todas as coisas. Também o tempo certo do sofrimento é tempo de Deus. Também ali Ele caminha ao nosso lado.
Os discípulos de Jesus tinham dúvidas semelhantes as nossas. E por isso, Jesus os ajuda nesta reflexão dizendo: “Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajuda-lo? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?”
A caminhada pelos desertos da vida as vezes pode demorar. Mas quando confiamos em Deus, eles nos tornam mais fortes e perseverantes. Sabemos que tempestade vem, mas também sabemos que elas vão. Nesse meio tempo é preciso alimentar a confiança/fé em Deus. Somente esta nos sustentará até passar a tormenta. Diante dessa dinâmica, sairemos mais fortes e aperfeiçoados para a vida, a semelhança da mariposa.
Resta-lhe perguntar: Como está sua fé? Como está sua confiança em Deus? Espere em Deus… Ele não falha.
Um abraço.
Pastor Charles Werlich
PROGRAMAÇÃO
Dia 18: 20h – Legião Evangélica – LELUT;
Dia 19: 14h – Mãos que servem;
Dia 20: 9h – Culto com Oração em Memória e Apresentação dos/as Confirmandos/as do 1º ano e do 2º ano A e B;
Dia 22: 15h – OASE centro; 18h – Reunião de Planejamento com Orientadoras do Culto Infantil;
Dia 23: 19:30h – Diálogo Batismal para pais, padrinhos e madrinhas;
Dia 24: 18h – Ensino Confirmatório 1º ano; 19h30min – Ensaio do Coral.