Esperança e Ressurreição – Daniel 12.1-3

Estamos ao final de mais um ano litúrgico da Igreja onde os textos bíblicos nos fazem refletir sobre as coisas últimas, ou seja, sobre o tema morte e vida eterna. A cada dia somos confrontados com situações que envolvem a morte, por isso, este assunto não se limita apenas a pregação da Igreja na Sexta-feira Santa ou dia de Finados.O profeta Daniel fala da ressurreição, tema não muito comum no Antigo Testamento, mas de grande força no Novo Testamento após a ressurreição de Jesus.Podemos dizer que este trata-se do texto mais claro do Antigo Testamento sobre ressurreição, com uma promessa que é na verdade, um verdadeiro Evangelho que quer animar as pessoas da época a permanecerem fieis à fé em Deus. A salvação alcançará pessoas que tiverem seu nome inscrito no Livro da Vida, também citado no Novo Testamento em Filipenses e Apocalipse.

O tema vida eterna naquela época não era um assunto aceito por todos os grupos no judaísmo. Os saduceus, p.ex., negavam que há esperança da ressurreição ou qualquer tipo de vida após a morte. Eles acreditavam que não há penalidade ou recompensa depois da vida terrena (Lc 20.27-40). Diferente do grupo dos saduceus, o grupo dos fariseus acreditava em uma vida depois da morte, com a devida recompensa e punição individual. Estas duas crenças existem até os dias de hoje, não só entre os judeus, mas entre as pessoas em geral. Por outro lado, também se vê que atualmente o tema ressurreição para a vida eterna não é aceito por muitas pessoas. Muitas crêem que após a morte a alma ou espírito pode ir mudando de corpos até encontrar a perfeição. Este tipo de crença não é cristã e contraria totalmente o sacrifício vicário de Cristo por nós na cruz.

A fé cristã ensina que Cristo, com sua ressurreição, rompe com o poder da morte e oferece a vida eterna a quem nEle crer. Sua morte e ressurreição deixa claro a todas as pessoas, seja daquela época, do presente ou do futuro, que a promessa e o poder de Deus superam a razão humana. Que aquilo que não conseguimos fazer por força própria ou mesmo a inteligência humana (medicina), Deus o faz. Por tanto, a ressurreição é uma realidade quer aceita ou não, que está colocada por Deus a partir de Cristo. É desejo de Deus para você e eu, que todos cheguemos ao pleno conhecimento da verdade e sejamos salvos.

Mesmo que você esteve afastado de Deus, há tempo de retornar. Se você tem pecados cometidos contra Deus e contra pessoas, há tempo de se arrepender, pedir perdão e reparar os erros. Falamos sobre a morte perto do Advento, tempo que antecede o Natal, onde falamos de nascimento e vida. Mas não esqueçamos jamais que o menino nascido em Belém, viveu, morreu e ressuscitou. Esta é sua mensagem e promessa para nós. Falar sobre morte, é falar sobre fragilidade da vida, que enfrenta cada dia risco de morte.Mas viver significa aprender a lhe dar com esta fragilidade e não se deixar abater por ela, pois após a morte, há a ressurreição e a vida eterna a todas as pessoas quem em Cristo crer e confiar. Falar e testemunhar sobre a ressurreição é uma questão de amor para com as pessoas que estimamos e queremos bem, pois cremos que na vida eterna estaremos juntos novamente uns com os outros e, sobretudo, junto a presença de Deus.

Edward Mote escreveu em seu hino um bonito testemunho: “Em nada ponho a minha fé, senão na graça de Jesus, no sacrifício remidor, no sangue do meu Redentor”. Que você e eu possamos sempre colocar nossa fé somente na graça de Deus revelada em Jesus, pois somente através dela, a ressurreição e a coroa da vida serão uma realidade para nós. Amém.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da Semana: Cultos deste final de semana serão de Confirmação. Sábado às 19h e domingo às 9h30 na Igreja da Ressurreição. Temos devocionais Castelo Forte e Senhas Diárias para o ano de 2022 à venda na secretaria paroquial. Terças-feiras, dias 16, 23 e 30.11 estará acontecendo na Igreja da Ressurreição, das 14h30 às 16h30 a exposição “OASE Montenegro, onze décadas vivendo para servir”. A entrada é gratuita. O período de calor está chegando e precisamos tomar todos os cuidados de precaução com o mosquito da dengue. Atente para recipientes que possam conter água parada na sua casa, jardim, ou mesmo em sepulturas de cemitério.

Últimas Notícias

Destaques