Em quem confiar afinal? Isaías 26.3-4

Hoje refletiremos à luz das Escrituras sobre a pandemia que marcou a história da humanidade em 2020. Há muitas falas sobre o vírus (reais e falsas), muitos vídeos, notícias e também especulações. Há quem afirma: “É um vírus mortal”, e quem afirma “é apenas uma gripezinha”. Muitas pessoas se questionam: É preciso mesmo usar máscara, álcool gel e distanciar-me socialmente? Nas ruas vemos pessoas sérias, responsáveis pela sua vida e a vida alheia, ao mesmo tempo, vemos muitas – mas muitas pessoas – sem usar a máscara e sem ligar para os devidos cuidados. A verdade é: enfrentamos uma pandemia mundial, mais uma na história da humanidade. E esta rapidamente se espalhou, tem causado caos, medo, incertezas, afastamento social e milhares de mortes.
No início, várias cidades pararam por um período, escolas sem aulas, ruas vazias. Mas agora ruas cheias, praias lotadas, restaurantes, pizzarias e lancherias abarrotadas de gente. Enquanto idosos, grávidas, diabéticos, cardíacos, hipertensos se resguardam para não sofrerem transmissão, muitas pessoas andam pelas ruas sem máscara como se nada estivesse acontecendo. De um lado um vírus do qual se desconhece sua complexidade e potencial. De outro, pessoas reunindo-se irresponsavelmente em festas, grandes aglomerações, sem se importar com cuidados básicos. Um ano de muitas perdas. Só no Brasil, cerca de 200 mil mortos. Sim, esse é um momento em que todo cuidado é necessário. Lavar as mãos deve ser uma ação constante, usar álcool em gel também. Mesmo que já haja uma luz no fim do túnel, uma vacina para a imunização, é preciso ter nesse momento bom senso e, sobretudo, fé.
No livro do profeta Isaías, encontramos um testemunho de fé: “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti”. Precisamos ter uma fé dedicada, que significa não apenas nos considerar cristãos, mas viver esta fé a partir da comunhão com Deus. Em nossa época, ser cristão e assumir a fé cristã, parece assunto da porta da Igreja para dentro. Enquanto no dia a dia se vive de acordo com conceitos próprios ou os que perpassam na sociedade. Confiar em Deus é viver na total dependência dEle, é consagrar a vida a seus cuidados. Isso não é algo difícil, pelo contrário, é simples. Ter comunhão com Deus na oração e na leitura da sua Palavra, refletir durante a semana sobre a palavra pregada no culto. Testemunhar sua fé, a partir do que já se experimentou do mover de Deus em tua vida; viver conforme a vontade e ensinamentos dEle. Isso vale, também em momentos de crise, de dificuldades, como esta pandemia. Em Jesus temos uma esperança! Portanto, tempos de crise são uma grande oportunidade de experimentarmos isso.
Ter fé pode não ser fácil, mas é essencial. Ter fé não nos livra dos problemas, das mazelas, mas nos fortalece e ajuda a enfrenta-los. Quantas vezes você orou, teve fé, intercedeu mesmo quando cenário era de medo? A verdade é: nós já temos a resposta certa para todos os tempos difíceis que temos de vivenciar – Jesus. Para Ele podemos clamar, interceder, buscar sua intervenção divina e, sobretudo, apresentar o nosso fardo. Qual é teu fardo neste momento? Jesus promete aliviar. É possível a cada dia, a cada momento, você orar e colocar aos pés do Salvador tua dor, tua mágoa, teu desespero, teus medos e insegurança. Aqui é o momento, aqui é lugar: a oração. Coloque em oração teu fardo diante dos pés do Salvador! É ali que você se encontra com a fonte do amor. Ali há fortalecimento, restauração, paz, alívio, transformação, esperança. Por isso que o melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador.
Jesus é única e melhor resposta para os tempos difíceis em que vivemos. Mas é preciso, renegarmos nossa autossuficiência e orgulho próprio e em humildade nos colocar de joelhos, aos pés do Salvador. “Confiem sempre no SENHOR, pois ele é o nosso eterno abrigo”. Vivamos nesta certeza e testemunhemos desta certeza. Confiar em Deus não significa virar as costas ao Covid 19, ou as crises e males, mas se responsabilizar pela dádiva vida, presente de Deus. Tanto a tua, como das pessoas próximas. Pense nisso, seja reflexo do amor e cuidado do Senhor para a preservação da vida, para que se desfrute uma vida abundante. Em quem confiar, afinal? Certamente no Senhor. E confiar no Senhor, é se colocar em humildade aos pés do Salvador. Amém.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
O culto deste domingo, 17.01, será apenas online, com transmissão pelo Facebook: Luterana Montenegro, às 19h. Continua nossa campanha de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

Últimas Notícias

Destaques