Nunca se viu tanta gente que se considera “sábia” como em nossos dias. A prova disso é que basta qualquer assunto ser compartilhado nas redes sociais que em alguns segundos, aparecem várias pessoas comentando e acrescentando conteúdo, concordando, falando sobre o assunto. Nestes casos, encontramos “especialistas” nunca antes vistos.
Observando isto, tenho-me perguntado: será que todos ainda sabem o que é ser realmente sábio?
Uma das principais características de uma pessoa sábia é a humildade. Quem faz questão de mostrar-se sábio é quem normalmente menos sabe. Ao final conclui-se que são arrogantes e até os chamamos de ousados por acreditarem que sabem tudo, ou quase tudo.
Na psicologia, isso é chamado efeito Dunning-Kruger. Termo que define pessoas que acreditam que sabem tudo. Refere-se a uma distorção cognitiva na qual pessoas inexperientes com baixa habilidade em uma tarefa ou assunto tendem a superestimar-se em termos de seu conhecimento ou habilidade. Pessoas sob o efeito Dunning-Kruger tendem a transformar suas opiniões pessoais em fatos irrefutáveis. A ignorância é tão descarada que acham que possuem conhecimento acima na média. A tendência é ignorar a opinião e o conhecimento alheio, achando-se sempre donas da verdade.
Por outro lado, destacamos que a grande virtude de uma pessoa verdadeiramente sábia está em saber que não sabe. Sábios são os que mais enxergam sua ignorância. Elas percebem que, a partir do que elas sabem, ainda tem o que aprender.
Na bíblia, encontramos vários conselhos do sábio Rei Salomão. Ao ser perguntado por Deus o que gostaria de receber, Salomão respondeu que desejaria ser sábio. Atendido em seu pedido, mais tarde Salomão escreveu: “O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos.” (Provérbios 12.15)
Salomão também irá nos indicar a fonte da sabedoria quando diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1.7) Isso significa que a reverência a Deus é fundamental para que alguém tenha verdadeiramente sabedoria. Esse temor é a própria fonte da sabedoria. Para isso é necessário humildade.
A pessoa sábia está sempre em busca de sabedoria e encara tudo como oportunidade de aprender. O ignorante sai logo falando e escrevendo o que vem a mente. Faz isso sem reflexão e conhecimento acerca do assunto. O sábio medita e reflete as coisas antes de escrever ou falar algo. Não se ofende quando confrontado, pois sabe que sempre pode acrescentar algo a mais em seu conhecimento. Mas o que se acha muito sábio (Dunning-Kruger) se ofende com facilidade. Não gosta de ser questionado (Provérbios 12.16).
Que possamos reconhecer nossa necessidade de sempre buscar em Deus a verdadeira sabedoria. Que isso nos ajude a dosar os comentários do nosso dia a dia. “Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1.5).
Pense nisso! Um abraço!
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 08 – 14:30h: Mãos que Servem;
Dia 09 – 9:30h: Coral Infanto Juvenil;
Dia 10 – 9:00h: Culto com Instalação da nova diretoria (Com Culto Infantil) – Após o Culto haverá ALMOÇO COMUNITÁRIO (Trazer junto um pedaço de carne e uma porção de salada – Estas serão partilhadas numa mesa comum de refeição).
Dia 12 – 14:30h: OASE (Dança Sênior); 18:00h: Ensino Confirmatório 2º ano A e B
Dia 13 – Manhã: Plantão Pastoral
Dia 14 – 17:00h: Equipe EC; 18:00h: Ensino Confirmatório 1º ano; 19:30h: Coral
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro