Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Neste domingo lembramos do dia dos namorados. Lembramos também dos eternos namorados (eternos casados) que cuidam e se dedicam ao amor como jóia rara e preciosa. A vida a dois tem seus desafios, mas também muitas alegrias, o que a tornam especial. É uma construção conjunta que necessita respeito, companheirismo, perdão e dedicação.
Certa vez, num diálogo pré nupcial, um jovem casal que desejava receber a Bênção Matrimonial alegremente me disse:
– Pastor, nós estamos convictos de que o nosso casamento será um sucesso. Você sabe que, durante todo o tempo em que estamos nos conhecendo (cerca de três anos), nunca tivemos uma discussão sequer? Isso não é fantástico?
– “Opa, algo está errado!” – pensei.
Sem dúvida, muitos casais avaliam a “eficácia” do seu relacionamento a partir da ausência de discussões. E quando digo discussões, não o falo no sentido da violência que é totalmente reprovado por Deus, mas daqueles momentos em que as diferenças aparecem e precisam ser dialogadas e resolvidas. Sim… Muitos casais crêem firmemente que o casamento está “dando certo” quando não acontecem discussões.
Não existe um lar isento de conflitos. Mesmo os relacionamentos mais amadurecidos e profundos enfrentam diferenças e discórdias. E estes momentos não devem ser encarados como ameaças, mas como oportunidades de crescimento mútuo.
Tente visualizar a seguinte cena: um casal comum depois de um dia cansativo. Ele chega em casa, tão somente desejando relaxar e não pensar em nada. Ela, irritada, pelo corre corre enfrentado na rotina diária da casa, também está exausta. O cumprimento entre ambos é rápido, e logo ela passa a verbalizar suas preocupações, dizendo:
– fui ao supermercado hoje e a quantia que você está reservando para as despesas já não é suficiente;
– infelizmente, não posso dispor de mais;
– se ao menos tivéssemos alguém para cuidar das crianças, eu poderia trabalhar;
– você sabe que isso não é possível; além do mais, elas são muito pequenas;
– então pense em algo, não podemos continuar assim;
– não sou super homem. Contente-se com o que tem;
– o quê? Como não percebi antes que você é tão insensível e acomodado?
– e você? Vive irritada, ranzinza e só reclama.
A discussão está encerrada. Ele sai para tentar relaxar num bar ou em outro lugar. Ela, mais irritada ainda, infeliz e sozinha, desmancha-se em prantos. O conflito não foi resolvido. A comunicação é interrompida e tais reações criam barreiras que impedem definitivamente a resolução do conflito. Muitos tentam, então, solucionar o problema a seu modo.
Neste dia dos Namorados e dos eternos namorados, lembre-se da palavra bíblica de 1Pedro 5.7: “Lancem sobre ele (Jesus Cristo) toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. É tempo de homenagear a quem amamos e agradecer a Deus pelo dom e pela capacidade dada de amarmos.
Um abraço.
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 10 – Dia do/a Pastor/a – Jantar Sinodal em Homenagem aos Ministros/as.
Dia 11 – 9h30: Coral Infanto Juvenil; 19h: Culto da Trindade (c/ culto infantil); 20h30: Jantar dos Namorados promovido pelo departamento de casais.
Dia 14 – CM Núcleo Vale do Caí – online; 14h30: OASE com Dança Sênior; 18h: Ensino Confirmatório 2º ano.
Dia 15 – Manhã: Plantão Pastoral.
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro