Estimado irmão! Estimada irmã!
Gostaria de resgatar junto a você um momento em que o povo hebreu está a caminho da terra prometida no Antigo Testamento. Vamos ler em Números 21 que o povo começou a falar contra Deus e contra Moisés. Eles diziam: “Por que Deus e Moisés nos tiraram do Egito? Será que foi para morrermos no deserto, onde não há pão nem água? Já estamos cansados desta comida horrível!” (v.5).
Isso mesmo! Nas dificuldades do deserto, o povo rebela-se contra Deus e Moisés. Resultado: ele é castigado por cobras venenosas. A única solução é arrepender-se e contemplar a cobra de bronze que o Senhor mandará pregar num poste.
Castigado no deserto, o povo ritualiza sua oração de arrependimento e pedido de cura a Deus. Contemplar a cobra no alto do posto significava buscar a proteção do Senhor em meio as dificuldades pelas quais estavam passando. Mas também lembrava os erros que o povo cometia e suas conseqüências.
Martim Lutero declarou que a história se repete, e que também nós fazemos parte de uma raça de víboras que espalha veneno através do egoísmo, que leva a morte. Pior: culpamos a Deus pelos males que cometemos. A solução, enfim, está em João 3.14s onde lemos: “… assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna”. Assim é a cruz erguida no Calvário: quem a contempla será salvo!
Estamos caminhando para a parte final da Quaresma. Tempo propício para voltar-se a Deus. Proponho um exercício: observe a cruz no altar da sua igreja. Ela denuncia egoísmo, as maldades e os venenos que espalhamos. Mas também anuncia que a fonte de proteção, cura, perdão e cuidado está no Senhor. Perceba que ele responde as nossas reclamações com cuidado e salvação.
Oração:
Deus, fonte de vida. Não leves em consideração as nossas reclamações. Dá-nos paciência e fé necessárias para, na dor e na dificuldade, perceber a tua oferta de vida, cuidado e perseverança. Ensina-nos a contemplar a tua cruz e a experimentar que a salvação vem de ti somente. Por Jesus Cristo. Amém.
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
DIA 15.03.2024 (SEXTA)
14:30h: Grupo Diaconal Mãos que Servem
20:00h: LELUT (Legião Evangélica Luterana – Grupo de Homens)
DIA 16.03.2024 (SÁBADO)
Conselho Sinodal
DIA 17.03.2024 (DOMINGO)
9:00h: Culto com participação da musicista Liana Cristina Rübenich (Com Culto Infantil)
DIA 19.03.2024 (TERÇA FEIRA)
14:30h: Encontro da OASE Montenegro
DIA 20.03.2024 (QUARTA FEIRA)
8:30h: Reunião do Grupo Ecumênico – IECLB Montenegro
DIA 21.03.2024 (QUINTA FEIRA)
18:00h: Ensino Confirmatório 1º ano
19:30h: Ensaio do Coral