“Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca.” (Isaías 42.3)
Amanhã, vivenciaremos um dia especial de reflexão, dia dos Finados. É possível, que neste dia tão importante você vá ao cemitério de sua comunidade. Ou, quem sabe, a uma comunidade distante, onde foi sepultado um ente querido. Quem sabe você participará de um culto. É um gesto importante e mostra o respeito pelos que se foram: pais, mães, filhos, filhas, irmãos, irmãs, cônjuge, amigos e amigas. Talvez este dia lhe faça sentir um grande aperto no coração, quando lembrará de entes queridos falecidos. Diferentes sensações e sentimentos se apresentam e se misturam nesta hora. Quem sabe você até se sinta amedrontado por causa do curso natural do ser humano. Um dia você também estará aí! Talvez você tenha um pequeno sentimento de culpa, incerteza, dúvidas? Sim!, dúvidas!
Não se assuste com isso. É natural. Afinal, nosso coração não é de pedra. E é até bom que seja assim. A dúvida não deixa a gente se acomodar. Faz crescer. Pelo menos não nos sentimos senhores da situação. Deus é Senhor.
A Palavra de Deus é muito importante neste dia. Ela diz que Deus não esmagará um galho quebrado, não apagará uma luz que já está fraca. Isto foi dito, inicialmente, a um povo derrotado, vencido, exilado. Foi uma boa notícia. E é uma boa notícia para você nestes dias de reflexão. Deus diz isto, quando você se sente pequeno, como um galho quebrado. E é assim que nos sentimos diante da morte. Ou como uma luzinha que parece perder para a escuridão. Deus não esmaga, não apaga, não expulsa de sua presença aqueles que o amam. Antes, ele fortalece. Enche de vida. Aqui, agora e eternamente.
Caso você tenha dúvida, olhe para a cruz e veja o que Deus foi capaz de fazer por você e pelos seus entes queridos. Ele sofreu, entregou-se na cruz, porém, ressuscitou. E esta é a certeza de que não precisamos ter respostas para tudo. Mas que também em meio as incertezas que cá e lá nos assolam a mente e o coração, principalmente diante da despedida de alguém querido, é bom saber queassim como ele ressuscitou, pela fé, você e eu também ressuscitaremos. Essa é a certeza que nos faz nos despedir de alguém e não dizer: “Tchau!”, mas dizer: “Até daqui há pouco!”.
P. Charles Werlich
PROGRAMAÇÃO
DIA 01
14:30h: Mãos que Servem
DIA 02
9:00h: Culto de Finados no Cemitério Evangélico Luterano de Montenegro. Lembrança dos falecimentos 11/2023 a 11/2024. Caso chover, o culto acontecerá na igreja.
DIA 05
14:30h: OASE Montenegro
Dia 06
Manhã: Plantão Pastoral
19:30h: Coral
DIA 07
18:00h: EC 2º ano – Ensaio Cultos de Confirmação