Confissão de Augsburg – Artigo 5: Do ofício da pregação (parte 2)

Dando continuidade ao 5º artigo da Confissão de Augsburg (1530), intitulado “Do ofício da pregação”, os textos bíblicos que analisamos semana passada (Efésios 2.8-9 e Gálatas 3.23-25) nos mostram que a fé não pertence a nós, não nascemos com ela. A fé é “extra nós”, vem de fora e nos alcança, nos é concedida por Deus. Chegamos então à importância da pregação da palavra de Deus.
Muitas pessoas erram ao igualar tudo quando se trata de fé, buscando Deus por meio de filosofias e religiosidades humanas que destoam do Evangelho, justificando que, afinal de contas, todas falam de um Deus e, portanto, são boas. Ao contrário disso, Lutero procurou deixar claro e insistia no seguinte ponto: A fé vem pela pregação do Evangelho e o Espírito Santo se vale da pregação da palavra bíblica para atuar em nós, para gerar a fé nos corações humanos, pois o Deus testemunhado na Bíblia não pode ser confundido com eventuais outros deuses. Estes “deuses” no fundo são inexistentes, embora cridos, recebidos e confiados pelo coração humano.
No primeiro mandamento Deus já nos alerta: “Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. Não adore outros deuses; adore somente a mim”. […] “Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses”. (Êxodo 20.2 e 5a)
O apóstolo Paulo enfatiza na carta aos Romanos, cap. 10.14b e 17: […] “E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem?” […]“Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. Não são ensinamentos de livros de filosofias e outras religiões humanas que nos produzirão a verdadeira fé. E qual q diferença entre a verdadeira fé e as demais fés? Por que a verdadeira fé nos conduz a salvação, a vida eterna! Como pessoas cristãs, esta é a nossa esperança! É nisto que cremos e isso que almejamos.
O uso da Bíblia como um livro de leis tem sido muito difundido, por exemplo: a mulher não deve cortar o cabelo nem deve falar na igreja; a proibição de certos tipos de comida, etc. O desconhecimento da pregação do Evangelho nos impede de conhecer a vontade do Senhor e isso nos torna cegos e escravos de preceitos humanos. Lembremos que Jesus afirmou: “Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8.31-32)
Venha visitar e participar da Comunidade Evangélica Luterana em Montenegro – rua Fernando Ferrari, 1304 – Centro. Neste domingo 15.03, culto às 19h, com bênção aos aniversariantes de março. Desde já, seja bem-vindo/a!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
– Hoje, 13.03, 14h-Grupo Mãos que Servem, 19h30-Adolecentes.
– Sábado, 14.03, das 9h-9h45–aulas de violino, das 9h45-10h30–aulas de violão, das 10h30-11h30 – ensaio do Coral infantil.
– Domingo, 15.03, às 19h – Culto com Bênção aos aniversariantes do mês. Logo após o Culto, o grupo Mãos que Servem promove a Feira da Pizza.
– Terça, 17.03, OASE – Roteiro, 18h30-20h-Ensino Confirmatório do 1º ano.
– Quinta, 19.03, 19h30-Ensaio do Coral adulto.
Convocamos a todos os membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro para a Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 22 de março de 2020, com 1ª chamada 9h com culto – 9h45-2ª e última chamada.

Últimas Notícias

Destaques