Soube de pessoas não gostam do momento da pregação em cultos ou dos sermões em missas. Elas consideram esta parte “cansativa”, um tempo em que acabam se distraindo e não mais prestam à atenção.
Para evangélicos de confissão luterana, a pregação da palavra de Deus e a celebração dos sacramentos, que para nós são dois – Batismo e Santa Ceia (sobre isso trataremos mais adiante), constituem o centro do culto cristão e possuem o lugar de maior destaque e importância, pois serem “meios da graça de Deus”. Neste sentido, damos maior destaque na palavra do que na liturgia, embora esta também tenha sua função e importância. Os ministros/as da IECLB (pastores/as, missionários/as, diáconos/as e catequistas) recebem ênfase no estudo das Sagradas Escrituras durante o período de estudos teológicos, incluindo o hebraico e o grego bíblicos. E porque enfatizamos tanto a pregação assim?
O 5º artigo da Confissão de Augsburg nos ensina que “para conseguirmos essa fé, instituiu Deus o ofício da pregação, dando-nos o Evangelho e os sacramentos, pelos quais, como por meios, dá o Espírito Santo, que opera a fé, onde e quando lhe apraz, naqueles que ouvem o Evangelho, o qual ensina que temos, pelos méritos de Cristo, não pelos nossos, um Deus gracioso, se o cremos”.
Este artigo defende esta ideia, pois a própria Bíblia nos ensina: “pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”. (Efésios 2.8-9) “Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé. Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós”. (Gálatas 3.23-25)
Estes textos nos mostram que a fé não pertence a nós. Não nascemos com ela, assim como ela não brota naturalmente em nós. A fé nos é concedida por Deus, portanto, ela é “extra nós”. Ela vem de fora e nos alcança. Por isso a importância da pregação da palavra de Deus. Na próxima semana refletiremos juntos na continuidade deste tema, que faz com que a Igreja Luterana seja conhecida mundialmente por “Igreja da Palavra”.
Na medida em que você vai conhecendo nossa doutrina e se interessando por seu conteúdo, fica o convite para que venha visitar e participar da Comunidade Evangélica Luterana em Montenegro – Rua Fernando Ferrari, 1304 – Centro. Neste domingo 08.03, culto às 9h com Santa Ceia. Desde já, seja bem-vindo/a!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
– Hoje, 06.03, 14h-Grupo Mãos que Servem, 19h Celebração Dia Mundial de Oração-Igreja da Ressurreição, 20h LELUT.
– Sábado, 07.03, das 8h-16h- Passa Dia Adolescentes com participação de pais, mães e grupo de casais,das 9h-9h45–aulas de violino, das 9h45-10h30–aulas de violão, das 10h30-11h30- ensaio do Coral infantil.
– Domingo, 08.03, às 9h – Culto.
– Terça, 10.03, 8h Seminário de Ministros14h30 – OASE-Tarde da Alegria, 18h30-20h-Ensino Confirmatório do 2º ano, 19h-Reunião do Presbitério Paroquial.
– Quinta, 12.03, 18h-Reunião Orientação do Ensino Confirmatório, 19h30-Ensaio do Coral adulto.
Convocamos a todos os membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro para a Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 22 de março, com 1ª chamada 9h com culto – 9h45-2ª e última chamada.