Confissão de Augsburg – Artigo 5: Do ofício da pregação (parte 1)

Soube de pessoas não gostam do momento da pregação em cultos ou dos sermões em missas. Elas consideram esta parte “cansativa”, um tempo em que acabam se distraindo e não mais prestam à atenção.
Para evangélicos de confissão luterana, a pregação da palavra de Deus e a celebração dos sacramentos, que para nós são dois – Batismo e Santa Ceia (sobre isso trataremos mais adiante), constituem o centro do culto cristão e possuem o lugar de maior destaque e importância, pois serem “meios da graça de Deus”. Neste sentido, damos maior destaque na palavra do que na liturgia, embora esta também tenha sua função e importância. Os ministros/as da IECLB (pastores/as, missionários/as, diáconos/as e catequistas) recebem ênfase no estudo das Sagradas Escrituras durante o período de estudos teológicos, incluindo o hebraico e o grego bíblicos. E porque enfatizamos tanto a pregação assim?
O 5º artigo da Confissão de Augsburg nos ensina que “para conseguirmos essa fé, instituiu Deus o ofício da pregação, dando-nos o Evangelho e os sacramentos, pelos quais, como por meios, dá o Espírito Santo, que opera a fé, onde e quando lhe apraz, naqueles que ouvem o Evangelho, o qual ensina que temos, pelos méritos de Cristo, não pelos nossos, um Deus gracioso, se o cremos”.
Este artigo defende esta ideia, pois a própria Bíblia nos ensina: “pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”. (Efésios 2.8-9) “Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé. Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós”. (Gálatas 3.23-25)
Estes textos nos mostram que a fé não pertence a nós. Não nascemos com ela, assim como ela não brota naturalmente em nós. A fé nos é concedida por Deus, portanto, ela é “extra nós”. Ela vem de fora e nos alcança. Por isso a importância da pregação da palavra de Deus. Na próxima semana refletiremos juntos na continuidade deste tema, que faz com que a Igreja Luterana seja conhecida mundialmente por “Igreja da Palavra”.
Na medida em que você vai conhecendo nossa doutrina e se interessando por seu conteúdo, fica o convite para que venha visitar e participar da Comunidade Evangélica Luterana em Montenegro – Rua Fernando Ferrari, 1304 – Centro. Neste domingo 08.03, culto às 9h com Santa Ceia. Desde já, seja bem-vindo/a!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
– Hoje, 06.03, 14h-Grupo Mãos que Servem, 19h Celebração Dia Mundial de Oração-Igreja da Ressurreição, 20h LELUT.
– Sábado, 07.03, das 8h-16h- Passa Dia Adolescentes com participação de pais, mães e grupo de casais,das 9h-9h45–aulas de violino, das 9h45-10h30–aulas de violão, das 10h30-11h30- ensaio do Coral infantil.
– Domingo, 08.03, às 9h – Culto.
– Terça, 10.03, 8h Seminário de Ministros14h30 – OASE-Tarde da Alegria, 18h30-20h-Ensino Confirmatório do 2º ano, 19h-Reunião do Presbitério Paroquial.
– Quinta, 12.03, 18h-Reunião Orientação do Ensino Confirmatório, 19h30-Ensaio do Coral adulto.
Convocamos a todos os membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro para a Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 22 de março, com 1ª chamada 9h com culto – 9h45-2ª e última chamada.

Últimas Notícias

Destaques