O apóstolo Paulo escreve: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as escrituras Sagradas: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus’”. (Romanos 1.17) “Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com a lei. […] Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas tem em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. […] Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”. (Romanos 3.21a, 22 e 24)
Esta justificação por graça e fé é o 4º artigo da Confissão que afirma: “Ensina-se também que não podemos alcançar remissão do pecado e justiça diante de Deus por mérito, obra e satisfação nossos, porém, que recebemos remissão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo padeceu por nós e que, por sua causa, os pecados nos são perdoados e nos são dadas justiça e vida eterna. Pois Deus quer considerar e atribuir essa fé como justiça diante de si, conforme diz São Paulo em Romanos 3[.21-26] e 4[.5]”.
A doutrina cristã-luterana da Justificação nos ensina sobre a nova vida, que é oferecida de graça. (Romanos 3.24). O que significa sermos justificados pela graça? Graça é o presente da salvação — graça olha as pessoas não com vistas ao que têm ou fazem, mas de que necessitam; graça se revela pelos frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23), pois a fé não é algo que eu faço ou tenho, mas é o dom da graça que o Espírito Santo opera, mantém e faz crescer em nós. Fé se concretiza em confiança incondicional em Deus que se evidencia em nova maneira de viver; fé é certeza, é obediência ativa no amor, é ação; vida de fé conhece altos e baixos, certeza e dúvidas.
Como se traduz justificação em vivência? O desejo e a prontidão para servirmos, mesmo sendo pequenos; ajudando na comunidade, envolvendo-nos na divulgação da palavra de Deus; vivendo em gratidão por se saber justificado e humildemente, aceitando o próximo sem distinção. Deus justifica o ser humano pecador por sua graça e pela fé em Jesus Cristo somente! Nesta verdade se resume para o apóstolo Paulo todo o Evangelho (Romanos 16.17). Martim Lutero redescobriu na justificação pela graça e fé o centro do Evangelho. Justificação por graça e fé é conversão, renascimento, é salvação.
Participe da Comunidade Evangélica Luterana em Montenegro. Nesta semana nosso culto será domingo, 01.03 às 19h com Santa Ceia. Desde já, seja bem-vindo/a!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
– Hoje, 28.02, 14h-Grupo Mãos que Servem.
– Sábado, 29.02, 9h-Reunião com Orientadoras do Culto infantil, das 9h-9h45–aulas de violino, das 9h45-10h30–aulas de violão, das 10h30-11h30- ensaio do Coral infantil, das 19h-21h-Curso de Noivos.
– Domingo, 01.03, às 19h – Culto com Santa Ceia.
– Terça, 03.03, 14h30-Preparo DMO OASE, 18h30-20h – Ensino Confirmatório do 1º ano.
– Quinta, 05.03, 19h30 – Ensaio do Coral.
– Sexta. 06.03, às 14h-Grupo Mãos que Servem, 19h Celebração do Dia Mundial da Oração(DMO), 20h LELUT.
– Dia 07.03, Passa Dia Adolescentes com pais/mães e Grupo de Casais.
-Comunicado importante: A Assembleia Geral Ordinária marcada no Calendário para o dia 08 de março foi transferida para o dia 22 de março.