Sobre esse assunto se ensina o seguinte entre pessoas cristãs-evangélicas de confissão luterana:
— Todas as pessoas (Romanos 3.10, 23) são pecadoras de nascença (Salmo 51.1ss; Gênesis 8.21);
— São cheias de maus desejos e tendências desde o ventre materno (Mateus 15.19);
— Por natureza não podem ter verdadeiro temor de Deus nem fé nEle (1Coríntios 2.14);
— Essa infestação inata de pecado é pecado de fato, que leva à perdição e à morte eterna toda pessoa que não nascer de novo pelo Batismo e pelo Espírito Santo (Tito 3.4-7).
A doutrina cristã-luterana rejeita doutrinas que negam ser pecado essa inclinação inata ao mal, que tornam boa a natureza do ser humano por força natural, esvaziando assim, a paixão e os méritos de Cristo.
A verdade é que o pecado faz parte da natureza humana. Pecamos em pensamentos, sentimentos, palavras, por aquilo que fazemos e é contra a vontade de Deus expressa na Bíblia e por aquilo que deixamos de fazer e Ele espera que façamos.
O próprio apóstolo Paulo expressa isso ao escrever ao Gálatas 5.17: “Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer”. Aos cristãos romanos, Paulo escreve (Romanos 7.15-21):
“Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente o que odeio. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau”.
Se o pecado nos separa de Deus, se ao lermos este desabafo de Paulo, poderíamos nos desesperar ao saber que temos tudo para não sermos dignos da presença de Deus e merecedores de sua graça. Poderíamos afirmar tristemente como Paulo (v.24): “Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?”. No entanto, o apóstolo nos anuncia a graça e o amor de Deus que vem ao encontro da humanidade (v.25): “Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!”.
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
– 07.02, 14h-reunião do grupo Mãos que Servem.
– Sábado, 08.02, das 9h-9h45–aulas de violino, das 9h45-10h30–aulas de violão, das 10h30-11h30- ensaio do Coral infantil.
– Domingo, 09.02, às 9h – Culto com Santa Ceia.
– Terça, 11.02, 17h45-Reunião com as Orientadoras do Ensino Confirmatório, às 19h-Reunião do Presbitério Paroquial e Grupo Sustentabilidade.
– Inscrições do Ensino Confirmatório para nascidos no ano de 2008, pais ou responsáveis deve procurar a secretaria da Comunidade até o dia 07.02.2020.
-Aviso: de 14.02 a 28.02 não haverá expediente na secretaria.Em caso de emergência liguem para o telefone – 99666-8528.