Semana passada, iniciamos a reflexão sobre a pessoa de Deus e quem Ele é. Chegamos ao conceito teológico nominado de “Trindade”, termo que significa que Deus se revela em três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo), mas que estas três pessoas estão unidas numa única essência, ou seja, são um só Deus. Este conceito parece difícil de se entender.
Mas vamos tentar compreendê-lo a partir da água. A água é formada por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, fórmula chamada de H2O. A água se apresenta em três estados distintos: líquido, sólido e gasoso. Embora em estados diferentes, continuam sendo H2O. Assim também é na Trindade, embora na pessoa do Pai, do Filho ou do Espírito Santo, Deus é um só, único e verdadeiro.
Cristãos evangélicos de confissão luterana crêem neste Deus. Ele é eterno, tem poder, sabedoria e bondade sem fim, como nos afirma a Confissão de Augsburgo. Também podemos dizer o mesmo de forma diferente, expressando e testemunhando o que Deus faz: Ele cuida, ajuda na dificuldade, vence o mal, perdoa o pecado, liberta da injustiça, solidariza-se no sofrimento, fortalece para a prática do bem.
Atualmente existe muito desvirtuamento no que se refere à doutrina da Trindade, sobre Deus e seus atributos. Há quem considere que são três Deuses diferentes, pois não conseguem entender a essência divina de Deus. Um exemplo disso vemos em relação à compreensão do Batismo. Tem pessoas que realizam um novo Batismo, o no Espírito Santo, pois não entendem que no Batismo ensinado por Jesus (Mateus 28) é em nome, na presença e na ação de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus ensina o Batismo pleno, no qual, na ação das três pessoas divinas, cada qual com seus atributos, já está sendo realizado o verdadeiro Batismo.
O apóstolo Pedro nos ensina que somos “escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue” (1Pe 1.2). Aqui é um exemplo claro da existência e da revelação de Deus. Ao que o apóstolo Paulo reforça: “para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos” (1Co 8.6). E o apóstolo João afirma: “Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito” (1Jo 5.7-8).
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
– Domingo, 02.02, às 19h – Culto com Santa Ceia.
– Inscrições do Ensino Confirmatório para nascidos no ano de 2008 – pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da Comunidade até o dia 08.02.2020.