Compreendendo o Credo Apostólico – crer e confessar!

A Igreja Luterana, admite três confissões de fé da Igreja antiga: Credo Apostólico, Credo Niceno-Constantinopolitano e o Credo Atanasiano.
O Credo Apostólico, mais usado em rituais litúrgicos como Batismo, confirmação da fé, profissão de fé, esperança cristã ligada à ressurreição diante da morte, com o tempo foi sendo utilizado nas liturgias das celebrações regulares, não sendo elemento imprescindível (que não possa faltar), mas um elemento útil.
O Credo Niceno – Constantinopolitano, na tradição litúrgica luterana é indicado para dias especiais, como Natal, Páscoa e Pentecostes. Já o Credo Atanasiano é mais usado para pesquisa e estudos teológicos.
Hoje nos deteremos à compreensão de duas palavras importantes: “crer” e “confessar”. Credo significa “eu creio”. Normalmente dizemos esta expressão em circunstâncias do tipo: Creio que vai chover. Creio que meu time vai ganhar… Neste caso acredito, confio, espero que algo aconteça, mas não tenho certeza de que se realizará.
A compreensão bíblica da palavra crer, significa muito mais. Crer em Deus é confiar nEle, saber que Ele existe e cuida de nós, nos protege, nos atende, ouve, orienta, cura e nos ama.
Para expressar a fé, usamos a palavra confessar. Normalmente a utilizamos afirmando ou assumindo a responsabilidade de algo. Confesso que estou muito cansado. Confesso que deixei a toalha molhada em cima da cama…
Confessar no sentido bíblico, é reconhecer e falar sobre quem nós cremos. Em Romanos 10.9-10, lemos: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.
Aqui a confissão está voltada para um “testemunho de fé”. No Novo Testamento, as pessoas testemunhavam sua fé a partir do encontro com Jesus ou da evangelização dos apóstolos. Com o passar do tempo e desenvolvimento da Igreja, não bastava só dizer que Jesus é o Senhor e que Ele morreu e ressuscitou por nós. Foram surgindo heresias a respeito da divindade de Jesus.
Em concílios teológicos surgiram confissões de fé com o intuito de defender as verdades bíblicas a respeito da divindade do Trino Deus e da relação entre as três pessoas da Trindade no tocante ao plano de salvação da humanidade.
Nas próximas semanas estaremos apresentando cada uma das partes do Credo Apostólico.
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Quarta, 7/11, 19h, Reunião do Conselho do Colégio Sinodal Progresso;
-Quinta, 8/11, 8h30min às 11h30min, plantão pastoral, 19h30min, ensaio do Coral;
-Sexta, 9/11, 16h, Diálogo Pré-matrimonial, 19h30min, Encontro da Família na Residência do casal, Sr. Arsênio e Casilda Muniz Strassburger;
-Sábado, 10/11, 14h Ensino Confirmatório do 1º ano, 15h30min, Ensaio da Confirmação, 15h30min JEMON,
17h às 21h encerramento dos Confirmandos do 2º ano, com a Participação dos pais ou responsáveis, para tanto solicitamos que cada família traga um prato de doce ou salgado para confraternização.
-Domingo, 9h, culto no Templo da Ressurreição, com Sacramento do Batismo.
– Solicitamos aos membros da Comunidade atualizarem seu endereço e contato junto à secretaria.

Últimas Notícias

Destaques