Estimados/as leitores/as!
Muitas pessoas afirmam próximo ao romper do novo ano: “Ano novo, vida nova”. Então, cria-se todo um misticismo em cima da virada do ano. Buscam-se previsões humanas sobre o novo ano e se realizam muitas simpatias esperando por sorte, saúde, dinheiro, prosperidade, amor…
Oferendas no mar, cores de roupas e o tipo de comida na ceia são um costume muito forte. Mas seria a virada do ano tão mística assim? Lamento ao dizer que não! Apenas inicia-se um calendário criado pelos homens.
A superstição é baseada na fé fragilizada e ignorante de que objetos tem poderes mágicos. A Bíblia não apoia a ideia, nada é feito fora do controle soberano de Deus. Ou Ele faz ou permite tudo de acordo com o seu plano divino (Atos 4.28, Efésios 1.10). Só terá vida nova no novo ano quem abrir o coração para novas metas, novas palavras e ações, novos pensamentos e sentimentos, novos relacionamentos e planos. Ou seja, viver a partir de uma novidade de vida. Mas onde conseguir isso em 2020? Certamente não será em você! Afinal, você apenas manterá aquilo que está dentro de você (gostos, limites, conceitos, sentimentos…).
Você só encontra isso em Cristo, abrindo o coração, consagrando sua vida a Ele e tendo a humildade de deixar que o Senhor comande a sua vida. O apóstolo Paulo escreve sobre esta certeza: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Coríntios 5.17).
Para nós cristãos, virada de ano é tempo para refletir em dois aspectos: 1. Deus nos permitiu completar mais um ano, no entanto, nosso “tempo está correndo”. Precisamos viver a vida com maturidade e responsabilidade, desfrutando das coisas boas com sabedoria; 2. olhar o ano que passou, pedir perdão a Deus pelas falhas, agradecer pelas bênçãos e colocar o novo ano nas mãos d’Ele, ouvindo sua voz, aceitando sua orientação para vivermos diariamente em novidade de vida.
Não nos deixemos levar por costumes e crendices humanos e sem fundamento. A fé na salvação em Cristo é nossa única certeza! Por isso a Bíblia nos ensina a buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6.33).
Nossa fé e esperança devem se firmar não em objetos ou rituais criados por seres humanos, mas a partir do único e verdadeiro Deus que dá a vida eterna. A Bíblia nos exorta: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude” (Colossenses 2.8-10).
Espero neste novo ano, a partir desta coluna semanal, ajudar você a abrir sua mente e coração para o Senhor. Com carinho convido você a participar de nossos cultos: 1º e 3º domingos às 19h / 2º e 4º domingos às 9h. Desde já sejam bem-vindos! Desejo aos leitores um feliz e abençoado 2020, sob a orientação e graça de Deus!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
05/01 – Domingo, 19h-Culto com Santa Ceia.