Prezado leitor! Prezada leitora!
É com carinho e alegria no coração que me dirijo a você através dessas primeiras palavras que escrevo e compartilho nessa coluna especial. E rogo que juntos obtenhamos neste espaço semanal um momento de fortalecimento da fé, a fim de alimentarmos a motivação para a vida.
Quero compartilhar o que aconteceu com um grupo de 500 pessoas que participavam de um seminário. O palestrante decidiu fazer uma atividade em grupo. Foram então distribuídos um balão a cada pessoa. Cada integrante foi convidado a escrever o seu nome no seu balão com uma caneta. Em seguida, todos os balões foram recolhidos e colocados em uma outra sala. O palestrante instruiu as pessoas que entrassem na sala onde estavam os balões e que cada um achasse o balão com o seu respectivo nome. Esta tarefa deveria ser realizada em cinco minutos. Todos procuravam desesperadamente o balão com o seu nome, empurrando e batendo-se uns nos outros, um caos total. Obviamente a tarefa não foi concluída. O orador então pediu que cada pessoa pegasse um balão aleatoriamente e desse para a pessoa cujo nome estava escrito. Em poucos minutos, todos estavam com o seu próprio balão e a tarefa concluída. Em seguida o orador falou: “Isso está acontecendo com as pessoas. Todos estão desesperadamente procurando cuidar apenas de si mesmas. Acabam se tornando egoístas e infelizes. Se dedicássemos mais tempo para ajudar nosso próximo seríamos mais felizes.”
Enquanto seres humanos, fomos criados por Deus como seres relacionais. Não fomos criados para vivermos isoladamente. O isolamento expõe e conduz o ser humano a muitas dificuldades. Vimos isso durante o tempo de pandemia, quando fomos forçados a nos afastarmos uns dos outros fisicamente. E vimos também o que tudo isso provocou: tristeza, depressão, desmotivação…
Precisamos redescobrir a força do amor e cuidar uns dos outros. Quando assim vivemos, cumprimos a vontade de Deus que nos anima a amar uns aos outros como a si mesmo (Marcos 12.13). É hora de olharmos uns aos outros com o mesmo olhar de Cristo Jesus. Exercitar um olhar de solidariedade, compaixão e amor.
O poder transformador do amor transforma, quebra barreiras, conduz-nos ao caminho de Cristo a ponto de conseguirmos nos dar as mãos e viver em plena comunhão. Nos enxergaríamos como irmãos e irmãs em Cristo e não como concorrentes.
Gostaria de animá-lo/a a fazer o bem, amando a Deus e amando o próximo.
Para refletir, leia em sua bíblia Romanos 13.8-10.
Oração: Bondoso Deus. Agradecemos-te porque nos criaste como seres relacionais. Ajuda-nos na missão de amar a fim de quebrarmos barreiras e construirmos uma sociedade melhor. Que a força do amor resplandeça em nosso coração. E que junto a isso, também nosso olhar, ouvir, falar e agir estejam em plena sintonia segundo tua vontade. Isso pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.
AGENDA DA COMUNIDADE
Dia 11: 14h – Mãos que servem;
Dia 13: 9h – 1º culto ministrado pelo P. Charles;
Dia 15: 15h – OASE; 18h – EC 2º ano; 19h – Encontro com pais dos confirmandos;
Dia 17: 19h30min – Coral.
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro.