Caros leitores e leitoras de nossa coluna, irmãos/ãs em Cristo.Após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes e a pregação da Palavra de Deus que resultou na conversão de quase 3.000 pessoas, Lucas começa a descrever as evidências da presença e do poder do Espírito Santo na vida da Igreja em Atos 2.42-47.Uma delas é: os primeiros cristãos eram Igreja comprometida com a Palavra de Deus. Vejam bem: eles eram a Igreja! As pedras vivas, o templo do Espírito Santo, comunidade viva, dinâmica e em movimento.
Lutero disse: “A Palavra pode existir sem a Igreja, mas a Igreja jamais existirá sem a Palavra”. Por este motivo, na tradição luterana a Bíblia tem um lugar central! É ela que define a vida de fé e espiritualidade cristã, não costumes e tradições humanas. Quando a Palavra de Deus é acolhida por fé e crida, torna-se palavra em ação. Lucas nos relata os frutos desta palavra: a fé se tornando ativa no amor. Há preocupação entre as pessoas e suas necessidades. A diaconia já é expressão de fé desde os primeiros cristãos, que formavam uma Igreja comprometida com o amor de Jesus.
É marcante o relacionamento entre aquelas pessoas. Elas vendiam seus próprios bens para distribuir o dinheiro de acordo com a necessidade de cada um. Na realidade em que vivemos, onde o muito está nas mãos de poucos e o pouco ou quase nada, representa a realidade de muitos, é difícil falar em vender bens para distribuí-los. No entanto, isso não deveria nos impedir de ajudar.
Outras duas marcas da igreja cheia do Espírito Santo é a oração e o partir do pão. Para Lutero, são nestes quatro sinais que se reconhece a verdadeira Igreja de Cristo. Toda pessoa batizada na qual a fé brota pela Palavra de Deus, cultiva uma vida de oração e é fortalecida com a Santa Ceia (eucaristia), é tornada dinâmica em palavras e ações. Tem sido assim desde a comunidade de Atos até os dias de hoje.Temos ainda algo em comum com as primeiras pessoas cristãs? Sim, temos! Independente de gerações e culturas que nos distanciam, a nossa fé e os frutos dela produzidos, nos unem a estas pessoas, pois representam marcas de um corpo que é único, o corpo do Senhor Jesus.
O texto de hoje não quer nos forçar a sermos idênticos à comunidade de Atos. Existem outras comunidades descritas no Novo Testamento que eram diferentes, com características próprias. Mas dele aprendemos que quando nós, enquanto igreja, nos comprometemos verdadeiramente com a Palavra de Deus e somos persistentes, frutos aparecem: mudança de vida, transformação, restauração, arrependimento, perdão, amor, partilha, comunhão, serviço. Estes frutos devem agradar a Deus. Se não o agradam é porque não brotam da fé, mas de outros interesses. A consequência de uma pessoa comprometida com Deus e sua Palavra, é a salvação. Creia nisso! Viva isso! Amém.
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultos ao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
Até 31 de maio, continuam suspensas todas as atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria podem ser feitos de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.