Estimado irmão! Estimada irmã!
Por favor, que horas são? Ainda dá tempo? Ou você está atrasado? Durante o dia, nosso olhar se dirige numerosas vezes para o pulso, para a tela do celular ou do computador, para uma parede ou uma estante, à procura de um relógio onde possamos ver que horas são e quanto tempo ainda temos. Tempo para entregar algum trabalho, para não se atrasar para o encontro marcado, para não perder a condução, para nos certificar de quanto tempo ainda temos que aturar tal reunião, ter paciência na sala de espera ou, finalmente, bater o cartão e sair daquele ambiente de trabalho chato e cansativo. Temos sempre tantas coisas para fazer e tão pouco tempo para fazer o que gostamos.
No Antigo Testamento, em Eclesiastes, lemos: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.” (3.1). Naquele livro bíblico estão registrados sábios pensamentos de alguém que meditou profundamente sobre a vida, com as suas injustiças e decepções. E essa pessoa tão desiludida, a um determinado tempo de sua vida, volta-se para Deus e descobre verdades consoladoras. Na sua nova experiência com Deus, ela aconselha os jovens para que se lembrem do seu Criador nos dias de sua mocidade, antes que o corpo volte para a terra.
No final do livro de Eclesiastes, essa sábia pessoa afirma: De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal (12.13-14).
Há uma canção, escrita pelo catequista Edson Ponick, que diz: “As pessoas, hoje, correm atrás do tempo e do dinheiro, e se esquecem de viver cada dia o dia inteiro.” Procure imaginar você com 80 anos de vida e pergunte para esse “eu” do futuro: eu tive tempo para viver com a minha vida? O que eu deixei de fazer? O que eu mudaria? Coloque as respostas em prática hoje, pois ainda há muito tempo para fazer um futuro bem diferente e equilibrado, não apenas viva correndo o dia todo. (Do livro: Palavras que inspiram).
Essa pode ser uma maneira bem especial de viver o ano de 2025.
Umabraço!
P. Charles Werlich
PROGRAMAÇÃO
DIA 04
18:00h: Diálogo Batismal para pais, mães, padrinhos e madrinhas
DIA 05
9:00h: CULTO COM SANTA CEIA E BATISMOS – Vamos juntos celebrar este novo ano que recebemos de Deus