Advento – Que tempo é este?

Prezado leitor! Prezada leitora!

A partir deste domingo adentramos num Novo Ano na Igreja. É tempo de Advento…
Advento é tempo de parar, respirar fundo e com muita serenidade olhar para dentro de si e fazer uma avaliação. Mas podemos parar? Nesta época de final de ano todos correm contra o tempo com inúmeras atividades. É normal as pessoas quererem realizar em alguns dias aquilo que durante todo ano não o fizeram.

Neste período do ano civil, é normal encontrar pessoas esgotadas, exaustas e estressadas. Isso acontece porque ninguém mais pára a fim de refletir sobre a vida.

O Advento é uma oportunidade especial para avaliarmos o que já passou, observar o que e como estamos vivendo, a fim de apontarmos para um futuro que faça sentido ser sonhado.

Na bíblia, vamos encontrar uma palavra especial que nos fala para dentro da realidade que vivemos ainda hoje. O relato dos pastores em Belém registrado pelo evangelista Lucas 2.8-20, é uma bela lição para a nossa realidade. A vida dos pastores não era fácil. Cuidar de um rebanho, providenciar e buscar pastagens. Vigiar durante a noite defendendo o rebanho de leões, lobos e ursos era um trabalho árduo e constante. Os pastores não podiam se distrair em momento algum, pois a distração custaria a vida de uma das suas ovelhas.

Em meio a essa rotina, sem avisar, apareceu um anjo, o Mensageiro de Deus, trazendo a boa nova. Esta veio acompanhada de luz, louvor e esplendor surpreendendo os pastores. A doçura da boa notícia foi tamanha que eliminou o medo. E no lugar deste, preencheu o coração dos pastores de alegria, louvor e esperança. Este é o resultado da Boa Nova!

A Boa Nova é Jesus, o Rei dos Reis, que não nasceu num palácio, mas numa estrebaria, em meio a criação, ninado e cuidado por sua mãe e seu pai, que o envolveram em panos simples e não em lençóis finos.
Toda a simplicidade do local onde Jesus nasceu, deixa em evidência a sua tarefa e missão. Ao verem Jesus, os pastores se admiraram com tamanha humildade. No mesmo instante foram envoltos de fé, ânimo, alegria e paz. E anunciaram a Maria e José o que viram e ouviram nos campos. Essa mãe guardava em seu coração cada sinal do amor de Deus Pai acerca de seu Filho.

Assim os pastores retornam para seus afazeres no campo, mas não como antes, pois os seus corações estavam preenchidos com os presentes que o Menino Jesus lhes concedeu: resplendor, graça, amor e Fé. Essa é a missão do menino nascido em Belém, a saber, conceder graça a todos que o buscam.

É isto que o advento faz com aqueles que se permitem vivê-lo. Esta época nos convida a nos colocarmos por inteiro na presença de Jesus. Através da oração e da reflexão da sua palavra, ele tira de nós toda a nossa tristeza, ansiedade, preocupação e falta de esperança, renovando em nós a alegria de viver.
O mais incrível do advento é que a fé que o menino nascido em Belém produz em nosso coração reflete este presente a todos e todas que convivem conosco. Quem sabe temos alguém triste em casa, ou uma vizinha que se sente sozinha. Ou temos alguém adoentado que está sem esperanças. O Menino nascido em Belém, que é o Senhor desta época, nos usa como instrumentos para sermos luz. Assim ele renasce em nossos corações.

Prezado irmão! Prezada irmã!

Que neste tempo de Advento possamos deixar o menino Jesus nascer em nossos corações, para que assim como aconteceu com os pastores, em meio a rotina da vida, possamos acalmar o passo, refletir e deixar-se preencher o vazio com a esperança que o menino Jesus veio ser e trazer para você e para mim.
Abençoada reflexão e que o Senhor do Advento te abençoe!

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 25
14:30h: Mãos que servem
Dia 26
9:30h: Coral Infantil; 8:30h as 16h: Conselho Sinodal
Dia 27
9:00h: Culto com Santa Ceia no ponto de pregação do Bairro Santo Antônio; 19:00h: Culto com Santa Ceia no centro – Bênção aos aniversariantes e casais que celebram o amor matrimonial em novembro (Com Culto Infantil). Celebrante: Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira.
Dia 29
20:00h: Cantata Ecumênica de Advento – Igreja da Ressurreição – IECLB.
Dia 30
Manhã: Plantão Pastoral
Dia 01
19:30h: Ensaio do Coral

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

Últimas Notícias

Destaques