Qual é a imagem que você passa de si? O que as pessoas dizem a teu respeito? No relacionamento interpessoal não podemos administrar a maneira como as pessoas enxergam e consideram umas às outras.A imagem que uma pessoa pode ter de você, varia da imagem que outra pessoa tem a teu respeito. No entanto, uma imagem não se define somente pela aparência, mas a partir do que se expressa e experimenta.
No Evangelho previsto para este domingo encontramos dois grupos de pessoas com imagens distintas sobre Jesus. O primeiro grupo, era composto por pessoas do povo reunidas com Jesus e seus discípulos. Algumas delas diziam que Jesus estava louco. Seus familiares foram busca-lo a partir desta imagem que os foi relatada. Certamente para o povo e a família de Jesus (mãe e irmãos), suas ações eram novidade.
Jesus estava no início de seu ministério. De acordo com os primeiros capítulos do evangelho de Marcos, Ele havia realizado algumas curas, afirmado sua autoridade sobre o sábado e acabara de escolher doze homens para o seguir e serem enviados para anunciar o evangelho. O segundo grupo era composto por Mestres da Lei (teólogos da época) que diziam estar dominado por Belzebu pelo poder para expulsar demônios. Precisamos refletir com muito cuidado a imagem que nos pintam sobre alguém, antes de emitirmos nossa opinião, ou mesmo, continuarmos a levar isso adiante.
Lembro-me de uma mulher no Guarujá – litoral de SP. Pessoas falaram que ela realizava rituais de magia negra com crianças, mas na verdade, esta mulher sofria de distúrbios mentais. Tal imagem pintada a seu respeito teve como consequência seu espancamento pelo povo e sua morte. Mas, além da morte física, há pessoas que sofrem a chamada “morte social” quando, por meio de calúnias, tem sua imagem manchada na sociedade. Como consequência, falta-lhes oportunidades de um bom estudo, trabalho, lazer, relações de amizade… O 5º mandamento: “Não matarás” também se aplica a este tipo de atitude que destrói socialmente uma pessoa.
Por uma imagem errada, Jesus poderia ter sido apedrejado. Diante desta situação, Ele parte para o ensino. Seu foco está na pior imagem pintada sobre Ele a partir dos Mestres da Lei. Além de satanás, Jesus usa como exemplos, aspectos da realidade presente: um proprietário forte, o país, famílias, grupos. Quantos estes se dividem e disputam entre si, o resultado sempre será a fragilidade, o fracasso, a destruição. Isto é fruto do pecado humano, sobretudo no afastamento do Senhor. Deus é misericordioso para com seu povo e em Cristo oferece o perdão. Mas, em relação a blasfêmia contra o Espírito Santo, esta não será perdoada.
O que será essa blasfêmia? Este pecado não é dirigido a pessoa do Espírito Santo em si, pois este não é mais glorioso que o Pai e o Filho. Os três constituem um único Deus. Três pessoas com funções distintas, mas uma única essência divina. Um não é mais importante/melhor que outro, mas iguais em importância. O referido pecado está dirigido contra a ação do Espírito Santo. Quem despreza sua obra, despreza a salvação e esse pecado não será perdoado. A obra do Espírito Santo consiste em chamar pessoas para Cristo e conserva-las junto a Ele, pois Jesus é o único e verdadeiro caminho oferecido por Deus para a Salvação. É em Cristo que o Espírito Santo promove a unidade. Esta unidade, firmada pela sua Santificação em nós, quando desprezada causa a divisão. O que o Espírito de Deus trabalha para unir, o mal (fruto do pecado), trabalha para separar, fragmentar e destruir.
Em última análise, o pecado ou blasfêmia contra o Espírito Santo, é a oposição consciente, obstinada e maliciosa à revelação e a ação divina. Ela se torna imperdoável, porque elimina qualquer possibilidade de arrependimento. Mas quem reconhece a justificação graciosa de Deus, abre seu coração para santificação e faz a vontade de Deus é considerado por Cristo como sua mãe, irmã ou irmão. Com este exemplo Jesus mostra que ama e quer salvar todas as pessoas sem distinção. A imagem que Jesus deseja para nós, você e eu, é aquela que reflete sua graça, justiça, misericórdia e seu amor em direção ao mundo. Que possamos nos abrir à ação do Espírito Santo para podermos refleti-la. Amém.
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana: Culto neste domingo às 9h30, presencial com capacidade para 40 pessoas. Inscrição até hoje às 16h na secretaria. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook: Luterana Montenegro.Traga na secretaria sua doação alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.