A fé em meio as tempestades – Lucas 8.22-25

Como é tua fé em meio às tempestades da vida? Este Evangelho nos ajuda a refletir esta pergunta. O relato tem como cenário o “mar da Galiléia”, que na verdade é um lago, conhecido por Tiberíades ou lago de Genesaré. Um lago de águas doces, rodeado por montanhas, próximo do monte mais alto de Israel, o Hermom, com mais de 2.500m de altitude e coberto de neve. Quando ventos sopram por ele e descem encurralados pelas montanhas, iniciam uma tempestade de vento fazendo a água se revoltar violentamente.
Provavelmente foi isso que aconteceu nesta história, a tempestade chega sem sinais prévios, e atinge o barco onde Jesus e os discípulos estavam. Também as tempestades da vida chegam inesperadamente, para todas as pessoas. Mais cedo ou mais tarde todas enfrentarão alguma tempestade, independentemente de cor, raça, religião. Elas são inevitáveis! Ninguém está livre delas, tampouco as pessoas cristãs.Você já passou ou está passando por tempestade assim em tua vida?
Quando nossa capacidade física, intelectual ou financeira não pode fazer nada para reverter a situação, nos sentimos impotentes diante da tempestade. Foi assim com os discípulos. Alguns eram pescadores, dominavam a navegação. Certamente pensaram: nós vamos dar conta disso! Mas a força do vento e a revolta das águas foi tamanha que não sabiam mais o que fazer. Isso pode acontecer contigo. Quando acredita dominar uma situação, os ventos ficam mais fortes, as ondas cada vez mais revoltas e você sabe que se o barco virar, as águas do mar da vida irão te afogar.
Duas perguntas no texto ajudam a refletir a mensagem desta narrativa: Na primeira, Jesus pergunta sobre a fé dos discípulos: Por acaso vocês não têm fé? Como que questionando: Esqueceram que eu estou neste barco? O temor na tempestade pode te fazer esquecer que Jesus está presente no barco da tua vida.A segunda pergunta foi feita pelos discípulos: Que homem é este? Estavam impressionados pelo poder demonstrado por Jesus em meio a uma situação que, humanamente falando, não havia solução.E para você, quem é este homem? Ou melhor: quem é Jesus? Esta resposta depende do lugar que Ele tem em sua vida.
Voltemos ao início desta história. Lá Jesus propõe aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago?”. Jesus também propõe a você: “Vamos para o outro lado do lago?”. Ele te convida a atravessar esta vida para chegar a eternidade. Durante a travessia haverão tempestades. Se tua fé não estiver firmada naquele que tem poder de controlar os ventos e acalmar as ondas, o barco da vida naufragará, não chegará ao destino, o outro lado indicado por Jesus. Lembre-se: Jesus não ordena: “Vá para o outro lado do lago”. Ele convida: “Vamos para o outro lado do lago?”, ou seja, Ele se dispõe a ir no barco e atravessar o lago contigo e, junto a você, enfrentar as tempestades da vida. Certamente você não deseja ficar pelo caminho. Não perca esta oportunidade, aceite o convite! Pensa nisso! Amém.
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultos ao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Até 30 de agosto, continuam suspensas as atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria são de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Estaremos vendendo delicioso galeto (delivery) dia 05 de setembro. Valor 20,00. Cartões na secretaria, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30min às 17h30min.
Continuamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal. Traga sua doação.

Últimas Notícias

Destaques