A esperança insiste

É tempo de hospitalidade.

Maria esperou tanto o nascimento de seu filho, o Filho de Deus, o Salvador. Deus esperou tanto pelo encontro pleno com a humanidade, sua criação, através de Jesus, seu Filho enviado. Advento é tempo de espera e de preparo. Advento é o tempo de quatro semanas antes do Natal. Tempo do qual nós nos preparamos espiritualmente para rememorar e celebrar a vinda do menino Jesus, a vinda do Deus criança, do Deus humilde, Deus humano. É o tempo reservado em nossa vida para parar e refletir, cantar e recontar a história do nascimento do menino Jesus.

É um tempo especial para pensar sobre o sentido de nossa vida, nossa fé e nossa esperança. Nesse tempo, esperamos renovação em nossa vida pessoal, familiar, social, econômica, porque acreditamos no poder e na promessa de Deus quando enviou seu Filho ao mundo. Deus se humanizou, tornou-se criança pequena, humilde, para aproximar-se de maneira mais sublime de suas criaturas. Ele se tornou criança para encontrar acolhida em meio a seu povo.

É um tempo em que muitas luzes são acesas nas casas e nas ruas das cidades, revelando o grande desejo humano de luz sobre toda a vida. Acendendo assim a sensibilidade humana e o desejo de que essa luz se transforme em vida abundante, desejo que essa luz se torne completa na vida cotidiana.

O tempo de advento e logo mais o de natal são uma época em que as pessoas se sensibilizam, alegram-se, tornam-se abertas a comunhão, ao amor, ao perdão. É também um tempo em que as pessoas se entristecem, pois pensam em seus sonhos, em sua realidade, em sua vida, em sua falta de esperança e percebem sua solidão, sua pobreza… Ao mesmo tempo, Deus convida-nos a buscar um lugar, a lutar por acolhida, como Maria e José bateram de porta em porta.

É também um tempo de oferecer hospitalidade. Hospitalidade para acolher outras pessoas em nossa comunidade, em nossa casa; hospitalidade para acolher em nossa vida novos valores, novos pensamentos, novos referenciais. É tempo de acolher Deus, tempo de acolher a paz, tempo de anular a violência em nós e em nossa casa, tempo de anular o medo e o rancor.

Que o tempo do Advento em nossa vida, seja um tempo de preparo para voltarmos ao que é mais pleno e puro na vida desejada por Deus.

Abençoada reflexão e que o Senhor do Advento te abençoe!

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 09
14:30h: Grupo Diaconal Mãos que servem
Dia 10
9:30h: Coral Infanto Juvenil; 19:00h: Bênção Matrimonial de Gabriela Kranz e Johann Hetzel Pereira
Dia 11 (3º Domingo de Advento)
9:00h: Culto de Advento com instalação da diretoria da LELUT e apresentação dos novos membros da comunidade – Com Culto Infantil e Participação do Coral Infanto Juvenil.
Dia 13
14:30h: OASE – Visitas de Advento; 19:00h: Noite Natalina Centro Educacional Progresso Montenegro (CEP).
Dia 14
Manhã: Plantão Pastoral; 18:00h: Culto Formatura 5º ano do CEP
Dia 15
19:30h: Ensaio Coral; 20:00h: Culto Formatura 9º ano CEP

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

Últimas Notícias

Destaques