7º mandamento – sua função específica. Não roube!

O 7º Mandamento quer abrir nossos olhos e apontar o caminho da liberdade, da responsabilidade, da honestidade e da vida em abundância para todas as pessoas, sem distinção, para que possam viver em respeito, honestidade e harmonia umas com as outras.
O mandamento aponta na perspectiva de uma nova sociedade em que a ordem política, econômica e social leva em conta a vida e a dignidade de todas as pessoas, contemplando, por exemplo, o direito à moradia, salário justo, trabalho, escola, saúde, preços justos, terra para nela plantar, vestimenta, comida, etc.
Nele aprendemos que a espiritualidade cristã desperta e conduz para partilha e engajamento solidário contra todas as formas de exploração e dominação. Temer e amar a Deus impulsiona e desafia para querer sempre o bem do nosso próximo. E isso traz consequências concretas para a vida.
No entanto, este texto nos traz um aspecto ainda mais profundo. Considerando a pesquisa moderna do Antigo Testamento e da tradição judaica, sua compreensão pode abranger também ao roubo de pessoas. Na raiz desta compreensão, estão dois fatos históricos: a venda de José aos ismaelitas (Gn 37.28) e a experiência da escravidão de Israel no Egito.
O povo experimentou a amargura da escravidão; depois, em liberdade, conclui que ninguém do povo pode ter o outro como propriedade. Deus libertou todas as pessoas daquele povo e esta liberdade deve ser observada (Dt 24.7; Êx 21.16; Jz 21.21; Jl 3.3).
O roubo de pessoas continua sendo bastante atual. Exemplos disto são: sequestros, roubo de pessoas para venda de órgãos humanos, para adoção em países estrangeiros, como estratégia política ou terrorismo. No Brasil, o roubo de crianças para venda em países vizinhos é muito forte em Santa Catarina. Aqui no Rio Grande do Sul, onde muitas pessoas descendem de povos europeus, esta realidade também está presente.
Um filme que mostra bem esta realidade, agora no caso de sequestro e roubo de órgãos humanos para a venda é o filme “Turistas”. Também, moças tem sua liberdade roubada em outros países sendo escravizadas e obrigadas a trabalhar em casas de prostituição. Quem teme e ama a Deus, deve evitar todo e qualquer tipo de roubo, por mais simples que seja. Deus quer vida plena para todas as pessoas, aliás, foi para isso que Jesus veio ao mundo, para oferecer vida e vida em abundância.
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Sexta, dia 12/07, 19h30min, Encontro dos Adolescentes.
-Sábado, dia 13/07, das 10h às 12h – ensaio do Coral Infantil, das 13h30min às 15h30min – ensaio de Música, à partir das 15h até as 19h30min, Café Colonial, também teremos a opção de levar para casa. Local Centro Social Martin Luther.
-Domingo, dia 14/06, 9h, Culto com Santa Ceia –Obs:O Almoço Comunitário programado para o meio dia, foi cancelado.
-Terça, dia 16/07, às 14h30min, OASE-trabalhos manuais, 17h, reunião da Diretoria da OASE-HM, 19h, Curso Trilha 8.
-Quarta, dia 17/07, 19h, encontro da LELUT.
-Quinta, dia 18/07, 19h30min, Ensino Confirmatório do 2º ano, 19h, reunião do Conselho Sinodal do Colégio Sinodal Progresso, 19h30min, ensaio do Coral.

Últimas Notícias

Destaques