O que significa este 7º Mandamento do Decálogo? Martim Lutero responde no Catecismo Menor: Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não tirar o dinheiro ou os bens do próximo nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios desonestos, mas devemos ajudá-los a conservar e melhorar seu meio de vida.
Nas explicações de todos os Mandamentos Lutero reafirma que, em primeiro lugar devemos temer e amar a Deus. Quem ama a Deus, ama igualmente o seu semelhante, pois todas as pessoas são feitas à imagem e semelhança de Deus. Por isso, enquanto pessoas cristãs não devemos tirar nada, nem ser falsos, ou desonestos. Se amamos a Deus ao ponto de reconhecer seu amor por nós, então somos pessoas chamadas a também estender este amor ao próximo e ajudá-lo em suas necessidades. Nos Mandamentos os verbos roubar ou cobiçar não significam apenas, desejar algo que pertence à outra pessoa, mas também usar um artifício para ter direito de posse e a consequente ação de tomar posse. Portanto, aqui se coloca também a questão do direito e da propriedade.
A questão da propriedade particular na Bíblia é vista, por um lado, de maneira positiva, entendida como sinal de bênção divina. No NT, nos Evangelhos e nas epístolas é visto como algo normal, que as pessoas trabalhem e até multipliquem seus bens (Lc 19). A propriedade faz parte da vida do ser humano no sentido de que ele tenha condições e um ambiente que lhe permita uma boa sobrevivência.
Por outro lado, a propriedade privada não é santificada na Bíblia. Há críticas a ela. O aspecto negativo da propriedade é apontado em Deuteronômio, pelo profeta Amós, por Jesus e pelos apóstolos. O aspecto negativo é que a propriedade/bens, usada como necessidade para a sobrevivência e desenvolvimento da vida, pode ser transformada em instrumento de poder e ganância contra os semelhantes. Aí passa a ser uma ameaça à justiça e à paz. Contra estas situações se levantam os profetas e o próprio Jesus, colocando-se ao lado dos fracos e necessitados.
Portanto, a ganância, o roubo (nas suas mais variadas formas) e a ambição deixam a vida humana mais sofrida e pobre de valores fundamentais. Neste sentido Jesus é radical ao afirmar: “Vocês não podem servir a dois senhores” (Mt 6.24).
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
Hoje, 19h, Celebração Ecumênica na Igreja Evangélica(IECLB), em Campo do Meio.
Sábado, dia 06/07, às 8h30min, reunião do Conselho Sinodal, das 10h às 12h – ensaio do Coral Infantil, das 13h30min às 15h30min – ensaio de música, 15h, Culto com celebração da Santa Ceia no Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio;
Domingo, dia 07/07, 19h30min, Culto com Santa Ceia.
Terça, dia 09/07, às 14h30min, OASE-Tarde da Mulher, 19h, início do Curso Trilha 8(ainda há vagas-interessados entrar em contato com a secretaria da Comunidade).
Quarta, dia 10/07, 19h, reunião do Presbitério da Comunidade
Quinta, dia 11/07, 19h, comunhão e Discipulado(Coordenadores).
Eventos:
Encontro de Corais com Janta Baile (animação Banda Ômega 3) –Amanhã, 06 de julho, recepção aos Corais participantes será a partir das 18h30min, as apresentações serão na Igreja da Ressurreição, logo após, janta seguida de baile no Centro Social Martin Luther. Os cartões para a janta estão disponíveis com os integrantes do Coral adulto e na secretaria.
Café Colonial – dia 13 de julho, será servido à partir das 15h até as 19h30min, também teremos a opção de levar para casa. Local Centro Social Martin Luther. Cartões à disposição na secretaria e integrantes dos departamentos.