6º mandamento – desrespeitando a vontade divina não cometa adultério!

Que significa não adulterar? Martim Lutero escreve no Catecismo Menor: “Devemos temer e amar a Deus e, por isso, levar uma vida sexual responsável e disciplinada, em palavras e ações, e amar e respeitar a esposa ou o marido”. Como entender “vida sexual responsável e disciplinada”?
Aqui o reformador restringe a relação sexual para dentro no matrimônio, quando se refere ao marido e a esposa. Responsabilidade sexual volta-se à compreensão de que sexo não é algo qualquer e que a pessoa pela qual nos envolvemos, não é apenas objeto. Esta disciplina carnal só se é possível quando se compreende o desejo de Deus ao criar homem e mulher para ambos se complementarem.
A Escritura Sagrada nos ensina que fomos criados como homem e mulher (Gn 1.27), diferentes um do outro, mas com uma função divina: nos complementarmos, nos tornarmos um só corpo, uma só carne (Gn 2.24). A essência desta união não deve estar na relação sexual, mas sim, no amor. Uma vida matrimonial apenas inspirada pelo sexo, logo terá problemas e traumas por causa da fragilidade física do ser humano e também, pelo desenvolvimento de sua idade. Já a relação inspirada pelo amor perpassa tudo isso e torna-se duradoura, até que a morte os separe.
Tornar-se uma só carne é algo muito profundo, abrange muito mais do que somente a união física (carnal), abrangendo também a convivência corporal, psíquica e espiritual. Numa íntima convivência, nos tornamos transparentes um ao outro, conhecendo o cônjuge em sua fragilidade e o levando a realizar novas descobertas a respeito de si mesmo.
Dentro do contexto conjugal o sexo é tido como uma dádiva. Não devemos afirmar que o sexo seja algo mau e de caráter pecaminoso. Não há nada de sujo nisso a partir da vontade e preceitos de Deus. A existência do homem e da mulher é vontade de Deus, que os criou seres sexuais. Mas a complementaridade do matrimônio significa muito mais do que encontro entre o corpo feminino e masculino. Se fosse apenas isso estaríamos limitando a dádiva de Deus.
No momento que adulteramos, estamos quebrando todo o plano, toda a vontade divina para conosco. Estamos causando infelicidade. Se eu me torno uma só carne com meu cônjuge, ao ferir a pessoa com quem me comprometi, estou ferindo de alguma forma a mim mesmo, pois somos um só.Quanto sofrimento por causa do adultério… Quantos sonhos e planos são interrompidos… Quantas famílias são destruídas… Quantas crianças pequenas pagam pelo pecado de infidelidade se seu pai ou sua mãe… É justo isso?
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
Hoje, 14/06 à partir das 14 horas, Festa Junina do Colégio Sinodal Progresso; às 19 horas, Comunhão e Discipulado nos bairros Santo Antônio no Ponto de Pregação, Senai/Santa Rita na residência do Casal Arsênio e CasildaStrassburger, Centenário, na residência do Casal Gercey e Marli de Campos.
Sábado, dia 15/06, das 10h às 12h- ensaio do Coral Infantil, das 13h30min às 15h30min- ensaio de música, 15h diálogo pré-matrimonial ; das 12h às 13h30min – Sopa de Ervilhas, Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio(somente para retirar), reserve seu cartão junto a secretaria da Comunidade.
Domingo, dia 16/06, 19h30min, culto com bênção aos aniversariantes do mês.
Terça, dia 18/06, 14h30min, OASE(Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) em comemoração às aniversariantes do 1º semestre, 17h reunião da OASE no HM.
Quarta, 19h, Encontro da LELUT(Legião de Homens Luteranos).
Feriado – dia 24/06, à partir das 18h, Arraiá Luterano, no Centro Social Martin Luther. Confirmar presença pelo contato 3632-1339 ou watts 99666-8528(secretaria).
Encontro de Corais com Janta Baile (animação Banda Ômega 3) – dia 06 de julho, recepção aos Corais participantes será a partir das 18h30min, as apresentações serão na Igreja da Ressurreição, logo após, janta seguida de baile no Centro Social Martin Luther. Os cartões para a janta já estão disponíveis com os integrantes do Coral adulto e na secretaria.

Últimas Notícias

Destaques