No primeiro artigo deste tema, duas semanas atrás, escrevi que quanto ao adultério, Jesus não somente classifica o ato praticado, mas já o pensamento, a intenção impura, o olhar desejoso (cobiçador) é adultério (Mt 5.28). Uma colocação radical indicando que muitas pessoas transgrediram e acabam transgredindo o Sexto Mandamento.
Olhar para um homem ou uma mulher e reconhecer sua beleza é pecado? Não! O pecado não está no reconhecimento da beleza física alheia, mas sim, no desejo de possuir, de se relacionar sexualmente com ela. Aqui está uma situação bastante comum e muito grave. Quando um cônjuge deseja possuir outra pessoa, acaba por buscar realizar seus pensamentos ou sonhos. Ele ou ela, “vai à caça”, ou seja, vai tomar atitudes para que tudo se concretize.
Aqui o adultério vai tomando uma proporção catastrófica, é como uma “bola de neve”. Primeiro ocorre no pensamento – o desejo de possuir. Depois passa pela fase da conquista, ou seja, parte para a aproximação relacional – os atos e palavras já são realizados ou expressados em forma de adultério. Se aqui, há alguma correspondência positiva, normalmente parte-se ainda para o planejamento do que fazer, como fazer para que o adultério se concretize de forma física, com o encontro e a relação entre corpos.
A Bíblia nos traz em 2 Samuel 11, um exemplo que mostra bem isso. O rei Davi, buscou e possuiu a mulher de Urias enquanto este estava na guerra. Como não bastasse, além de ter adulterado, Davi a engravidou e para “tentar” esconder de Urias o que fez, o enviou novamente a guerra e ordenou que Joabe colocasse Urias na linha de frente, deixando-o onde o combate estava mais violento, para que fosse ferido e morto. Ou seja, além da transgressão do Sexto Mandamento, Davi em seguida transgride conscientemente o Quinto Mandamento.
As consequências sempre são catastróficas. Os mandamentos de Deus são dados ao seu povo com o seguinte objetivo: 1º) haver uma boa relação das pessoas com Deus (mandamentos 1 ao 3); 2º) para que haja uma boa relação das pessoas entre si (mandamentos 4 ao 10). Neste sentido, o mandamento “Não cometa adultério”, a partir da compreensão luterana: “levar uma vida sexual responsável e disciplinada em palavras e ações, amando e respeitando seu cônjuge”, busca exatamente evitar o sofrimento entre um casal, entre filhos/as desta relação, entre os demais familiares envolvidos.
Grande parte dos adultérios surgem a partir do desejo físico, corporal, de possuir sexualmente outra pessoa. Isso acontece quando a essência da relação conjugal está firmada no sexo e não no amor. É no amor verdadeiro, junto à oração, que buscamos força para que tentações não venham a nos desviar dos propósitos de Deus em relação a nosso cônjuge. Pense nisso, experimente isso!
P. Marcio S. da Costa –
Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
– Sábado, dia 22/06, das 10h às 12h – ensaio do Coral Infantil, das 13h30min às 15h30min – ensaio de música, 17h diálogo pré-batismal.
– Domingo, 9h, culto com o Sacramento do Batismo.
– Terça, dia 25/06, às 16h, Culto Ecumênico no Hospital Montenegro.
– Quinta, dia 27/06, 18h30min às 20h, Ensino Confirmatório 2º ano, 19h, reunião de Conselho do Colégio Sinodal Progresso, 19h30min, ensaio do Coral adulto.
Eventos:
– Segunda-feira, dia 24/06, Feriado, Festa Junina – Arraiá Luterano, à partir das 18h. Cada família traz um prato com doce ou salgado típico. A bebida será vendida para auxiliar no trabalho com Adolescentes. Pedimos que as pessoas interessadas confirmem presença até o dia 21/06 junto à secretaria.
-Encontro de Corais com Jantar Baile (animação Banda Ômega 3) – dia 6 de julho, recepção aos Corais participantes será a partir das 18h30min, as apresentações serão aqui na Igreja da Ressurreição, logo após, janta seguida de baile no Centro Social Martin Luther. Os cartões para a janta já estão disponíveis com os integrantes do Coral adulto e secretaria.
– Café Colonial – dia 13 de julho, será servido à partir das 15h até as 19h30min, também teremos a opção de levar para casa. Local Centro Social Martin Luther. Cartões à disposição na secretaria e integrantes dos departamentos.