Em 05.05.2014, a imprensa nacional noticiou: “A dona de casa ___, de 33 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (5), dois dias após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a família, ela foi agredida a partir de um boato gerado por uma página em uma rede social, que afirmava que a dona de casa sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. […] Após as agressões, várias pessoas se revoltaram pelas redes sociais afirmando que ___ é portadora de transtorno bipolar e que jamais fez mal a crianças”.
Deste caso verídico, importa reconhecer que não matamos apenas com ações, mas também com palavras, insinuações, notícias falsas espalhadas a respeito de alguém. Muitas pessoas, ao observarem o 5º Mandamento, logo imaginam a morte a partir de uma ação: um golpe, tiro, empurrão, esfaqueamento, atropelamento, envenenamento… O Mandamento “não matar” abrange além da morte física; também podemos matar socialmente ou moralmente alguém. Matar sua dignidade, sonhos, felicidade…
Reflitamos no que o apóstolo Tiago nos escreve no capítulo 3: […] “Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. […] Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim”.(v.5b-6, 8-10).
Há tempos, no cenário político de nosso pais, lados se combatem utilizando calúnia e mentira espalhadas sem nenhum senso crítico, sem observar a ética cristã e uma visão sócio-patriota. Não importa o reflexo das fake news, importa destruir e prejudicar a quem me oponho. Como Pastor, eu aqui não defendo nenhum lado, pois são ações de todos os lados, mas a consequência ninguém percebe: está se matando nosso país com isso. Isto não acontece apenas na política, mas sobretudo nos relacionamentos interpessoais. Pense nisso! Reflita nisso! A consequência sempre será a morte.
P. Marcio S. da Costa – Paróquia
Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
– Sábado, dia 18/05, das 10h às 12h – ensaio do Coral Infantil; das 13h30min às 14h30min – ensaio de música.
– Domingo, dia 19/05, 19h30min – culto com bênção aos aniversariantes do mês de maio.
– Terça, dia 21/05, 14h30min – OASE – Tarde da Mulher com chá das mães; 17h – reunião da AOASE – HM.
– Quinta, dia 23/05, 19h – Comunhão e Discipulado (Coordenadores); 19h30min – ensaio do Coral adulto;
– Sexta, 24/05, 19h30min – Adolecentes; 19h30min-formatura dos Cursos Técnicos do CSP.