506 anos da Reforma Luterana

Prezado amigo! Prezada amiga!
Neste próximo dia 31 de outubro celebraremos o Dia da Reforma Luterana, desencadeada por Martim Lutero. É feriado em nossa cidade e é importante sermos conhecedores do que é celebrado neste dia.

Martim Lutero era um Padre da Igreja Católica. A doutrina da igreja dizia que o ser humano era salvo mediante a prática de boas obras e pela compra de indulgências. Indulgências, traduzindo de forma simples, era um pedaço de papel, onde você colocava o nome de um ente querido já falecido ou não, pagava por isso e assim, aquele na qual o nome constava na folha era perdoado de todos os pecados e salvo. Pagava-se para obter a salvação.

E isto incomodava Martim Lutero. Ele se perguntava: O que preciso fazer para ser aceito por Deus? Esta era a pergunta que tomava conta do ser de Martim Lutero. E um dia, estudando a bíblia, Lutero deparou-se com a leitura de Romanos 1.17 que iria desencadear a resposta de sua dúvida. Lá está escrito: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus”.

Este versículo lembra que não está em nós a salvação. Nós não podemos fazer nada para obter salvação. Mas a salvação é um presente de Deus, acolhido em nosso coração pela fé. Como diz o versículo: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus. Portanto, a salvação não está no fazermos boas obras ou no vendermos indulgências. Mas somos salvos pela fé somente.

Descobrindo esta grande verdade, iniciou-se um movimento de protestos que iria desencadear a Reforma Luterana que daria origem a Igreja e a Fé Luterana.

A partir disso, Lutero traduziu a bíblia para a linguagem do povo, já que a mesma só existia em latim. Dessa forma, todos podiam ler e refletir na Palavra de Deus. Sem dúvida, podemos afirmar que, graças a este primeiro movimento de Lutero em traduzir a bíblia, possibilitou podermos ter em nossas mãos hoje a bíblia em nossa língua portuguesa.

A reforma luterana trouxe libertação às pessoas que eram literalmente escravizadas pela igreja da época. Agora todos podiam ler a bíblia e estudá-la em casa, em família, com os filhos, com o esposo e a esposa. Dali surgiria a frase “Somente a escritura”. Ou seja, a fé deve estar baseada somente na bíblia. Tudo o que falamos e pregamos, deve estar embasada na bíblia. Do contrário, é heresia e pregação falsa.

Por isso: Somos salvos pela fé! Creia assim e aceite o presente da salvação que foi nos trazido e conquistado por JC. Repetimos novamente o que o apóstolo Paulo escreve: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus” (2x).
Um abraço fraterno.
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
DIA 27.10.2023 (SEXTA FEIRA)
14:30h: Mãos que Servem
DIA 28.10.2023 (SÁBADO)
17:00: Bênção matrimonial de Anderson e Bruna Röder.
DIA 31.10.2023 (TERÇA FEIRA) – DIA DA REFORMA LUTERANA
19:00h: Culto Celebrativo pelos 506 anos da Reforma Luterana com Acolhimento da JEMON, Participação do Coral da Comunidade e do Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder. Com Culto Infantil.
20:00h: Apresentação da Camerata de Violões da FUNDARTE.
20:30h: Coquetel de Confraternização.
Entrada Franca! Você é nosso convidado!
DIA 01.11.2023 (QUARTA FEIRA)
Manhã: Plantão Pastoral
DIA 02.11.2023 (QUINTA FEIRA) – FINADOS
9:00h: Culto no Cemitério Evangélico – Leitura dos Falecidos em 2023 e respectivas Homenagens. Caso chover, o culto acontecerá na igreja.

Últimas Notícias

Destaques