200 Anos de presença Luterana no Brasil

Prezados irmãos e irmãs em Cristo! Com alegria celebramos os 200 anos da Presença Luterana no Brasil.
A fé em Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador da humanidade, também seu Salvador, os auxiliou a darem os primeiros passos nesta terra.

A presença do Espírito Santo em suas vidas os impulsionou a confessarem corajosamente a sua fé, num país que, inicialmente, não reconhecia este povo como cristão.
Muitas famílias que emigraram da Europa ao Brasil, a partir de 1824, vindas, sobretudo, da região que hoje conhecemos como Alemanha, mas também da Suíça, da Holanda, de Luxemburgo. Nestes lugares eram Igreja de Cristo.

Sua terra era uma Europa extremamente empobrecida. Sentiam os frutos amargos de revoluções e guerras. Vivia-se o fim do regime da servidão. Muitas pessoas foram expulsas da terra em que antes viviam. Ficaram desta forma, sem possibilidade de trabalho, sem casa.

No horizonte surgiu a possibilidade de atravessar o oceano. Muitos colocaram esta perspectiva em seu horizonte. Destes, vários chegaram ao Brasil.
No continente sul-americano, haviam lutas pela independência. Países estabeleciam suas fronteiras. O império brasileiro necessitava de soldados. A economia se baseava na força de trabalho escravo. Necessitava-se com urgência de pessoas que trabalhassem a terra.
Pessoas e famílias deixaram sua pátria, romperam laços que mantinham, embarcaram em navios com condições precárias, cruzaram longos mares, percorreram enormes distâncias, chegando ao Brasil, no mês de maio de 1824 em Nova Friburgo, RJ, e a 25 de julho do mesmo ano em São Leopoldo, RS.

As vias, os caminhos, que tinham eram-lhes comuns. As dificuldades e os sonhos também. Aqui, ao começarem a viver em comunidade, suas vias, seus caminhos, passaram a semear e a acreditar. A fé comum mantinha essas pessoas e famílias em união e as fortalecia na adaptação à nova vida. Tudo era novo: língua, clima, costumes, terra, plantas… Entre os bens mais preciosos, em seus baús de viagem trouxeram como herança a sua fé, da qual somos herdeiros. Se hoje podemos estar em oração diante de Deus, se hoje o louvamos em agradecimento, devemos isso a nossos pais e nossas mães que nos ensinaram a glorificá-lo.Transmitiram-nos a Palavra de Deus. Foram fiéis a Deus. Sabemos que a perseverança não deixou este povo na mão; não foram traídos em sua esperança, pois se sabiam nas mãos de Deus.

Em sua bagagem, junto a seus pertences, trouxeram a Bíblia, destacando a base de sustento de sua vida, a regra de fé, a saber, a Palavra de Deus. Trouxeram também o hinário, onde nas horas mais difíceis cantavam e espantavam o desânimo, destacando a rica hinologia luterana. E trouxeram o Catecismo Menor escrito por Martin Luther, livrinho base para a educação de toda família na educação cristã e nos valores éticos morais.
Em gratidão a Deus por esta história, neste domingo, dia 28, as 7h, os sinos serão badalados. Anunciarão a grandeza de Deus e a fé do povo luterano.
200 anos de Presença Luterana no Brasil! Glória seja somente a Deus!

P. Charles Werlich
AGENDA
26.07-14:30h: Mãos que Servem
28.07-7h: Badalar dos sinos pelos 200 anos de Presença Luterana no Brasil
19h: Culto com SC e Benção aos aniversariantes
30.07-19:30h: Revisão do PAMI
31.07-Manhã: Plantão Pastoral
01.08-18h: EC 1° ano
19:30h: Coral

Últimas Notícias

Destaques