Há dezesseis anos, nascia em Montenegro um serviço relativamente novo. Se não me engano, a base de Montenegro foi a sexta a ser criada no Estado. Naquele tempo, denominava-se SAMU-Salvar e contava com aproximadamente 14 ambulâncias espalhadas na região metropolitana. No dia 14 de março de 2006, iniciava então o SAMU Montenegro.
Neste período, eu era enfermeiro da emergência do Hospital Montenegro e lembro como se fosse hoje o primeiro dia do SAMU. Desde então, o serviço vem enraizando-se na cidade e ajudando a salvar muitas vidas.
Nestes dezesseis anos, estima-se que mais de 40 mil atendimentos tenham sido realizados. Foram mais de 40 mil histórias que passaram pelas ambulâncias e pelos servidores. É interessante imaginar que um serviço que possui aproximadamente trinta e cinco colaboradores seja de uma grandeza assim. Duas ambulâncias, uma básica e uma avançada. O SAMU cobre uma área gigantesca, entre Montenegro, Capela de Santana, Pareci Novo, São José do Sul e Tabaí.
Nas BR 386 e 470, são nossas ambulâncias que vão.
Nas RS 240, 124 e 287, também!
Montenegro possui por volta de 65 mil habitantes. Capela de Santana deve ter uns 5 mil, Pareci Novo perto de 4 mil, São José do Sul, 2 mil e Tabaí, creio beirar os 3 mil habitantes(desculpem se errei). Vejam quanta responsabilidade há neste serviço, que trata todos os casos de forma única e com o maior profissionalismo possível.
Depois de muito desejar, tive a oportunidade de integrar este time e viver o que sempre sonhei. Trabalhar no SAMU de minha cidade é uma constante realização. Tenho orgulho em carregar nos ombros o peso desta grande responsabilidade. Muito orgulho de fazer parte da história desta base, dos colegas e das pessoas que ajudamos.
Quando o atendimento chega até nós, saímos da base correndo, para chegar o mais rápido em nosso destino, para que aquela vida seja salva. Às vezes não conseguimos salvar, pois a vontade de Deus é maior. Mas até o último suspiro, nós tentamos e nos doamos a pessoas que sequer conhecemos. Esse foi, é e sempre será o espírito do SAMU. Doar-se àqueles que não conhecemos.
Lembram lá no início que disse que nossa base foi a sexta a ser criada e que havia aproximadamente quatorze ambulâncias na região metropolitana. Pois bem, nestes 16 anos muita coisa mudou. Hoje o SAMU Metropolitano do RS conta com mais de 150 bases espalhadas pelo estado e atende mais de 10 milhões de pessoas (estes números podem variar), mas a grandeza do serviço só aumenta.
Parabéns pelos dezesseis anos a todos que fazem, fizeram e ainda farão parte deste serviço e desta grande família.
Que venham mais dezesseis anos, mais 30 mil histórias e muitas vidas salvas!
Carlos Eduardo Vogt
Enfermeiro