“O Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas no ranking de governo digital feito pelo Banco Mundial, superando até mesmo EUA e Canadá. Na classificação global, o País é o sétimo colocado entre 198 economias avaliadas. Entre os países do top 10, é o único a ter mais de 100 milhões de habitantes.”
“Em termos de serviços para o cidadão, o Banco Mundial destaca o portal gov.br, que permite acessar diversos órgãos públicos com um único login e senha. A entidade ainda ressalta que ele tem mais de 80 milhões de usuários, 40 vezes mais do que em janeiro de 2019. O governo brasileiro fala em 115 milhões de usuários” (Fonte: Terra.com.br).
A maioria dos montenegrinos hoje possui um celular ou algum dispositivo eletrônico com acesso a internet, possibilitando que, a um simples toque em um determinado aplicativo, este lhe forneça uma gama enorme de serviços. Antes o que levaria horas, dias ou até meses para se concretizar, a partir da digitalização do setor público leva muitas vezes, apenas alguns minutos.
Segundo dados da Agência Brasil, a digitalização dos serviços públicos gerou economia de R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão para a população e R$ 500 milhões para o governo. A estimativa consta de balanço divulgado hoje (8) pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
Desde que assumi, tenho buscado ser parceira do Executivo Municipal na busca de melhorias no ambiente de negócios, turismo e na modernização da máquina pública, assim como já acorre no setor, a digitalização é um processo sem volta. Ela vai acontecer independentemente da nossa vontade. A nós agentes públicos cabe ficar atentos a esta transformação e manter nosso município, mãe do Vale do Caí, na vanguarda.
Uma boa notícia vem do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que anunciou uma nova linha de crédito de até US$ 1 bilhão de dólares para ser utilizado na digitalização no Brasil.
A linha de crédito – denominada Brasil Mais Digital – é voltada a projetos de investimento e estará disponível por meio de três canais de alocação de recursos: órgãos do governo federal, governos subnacionais (estaduais ou municipais) e bancos de desenvolvimento nacionais ou regionais. Quatro setores foram priorizados para integração e alinhamento das políticas públicas: Infraestrutura Digital, Economia Digital, Governo Digital e Fatores Habilitadores.
“O tomador do empréstimo pode definir o foco do programa e alinhá-lo com um ou mais eixos (dentre os quatro mencionados acima). Dentro desses eixos são definidas as diferentes atividades de acordo com sua prioridade. Vai contar, claro, com todo o apoio técnico do BID ao longo do projeto, tanto na conceituação e na execução quanto na supervisão”, explicou.
Nos próximos dias estarei reunida com membros do executivo Municipal para debatermos este assunto. Precisamos entender em que nível estamos na implantação destasmelhorias, quais obstáculostemos pela frente, e como podemos ajudar a destrava-los.Sabemos que é uma promessa de campanha dos atuais mandatários, melhorar o ambiente competitivo da administração pública.
Para encerrar deixo aqui minha total parceria e apoio em todas as causas que venham a melhorar nosso município, tenham nesta vereadora um árdua guerreira nesta luta.