Finalmente o ano de 2022 chegou, com ele muitas expectativas, munidos de vontade e esperança renovamos nossas forças e traçamos metas para que o ano que está iniciando seja muito melhor que o ano que passou. Acredito que para todos nós o ano de 2021 tenha sido desafiador, para outros um ano que precisa ser esquecido, período tomado por incertezas e medo, perdas e ganhos, alguns o classificarão como atípico devido a uma pandemia global. Tanto para o bem, quanto para o mal, o que muda nossa relação diante do nosso ambiente são nossas ações, o quanto de energia cada um de nós está disposto a gastar para que estas expectativas se tornem realidade.
Conta-se que na ilha de Chipre havia um homem chamado Pigmaleão não era casado e havia decidido viver em celibato, visto que não concordava em nada com as atitudes de libertinagem das mulheres do local. A má fama das mulheres locais era tão grande que a ilha ficou conhecida como um lugar de cortesãs. Tudo isso levou Pigmaleão a voltar-se ainda mais para a arte de esculpir e fez com que ele tentasse um feito inédito: esculpir a mulher ideal, sendo essa a sua obra-prima. Foi então que Pigmaleão, determinado a nunca se unir com nenhuma mulher, começou a esculpir sua bela donzela, dotada com diversos atributos idealizados pelo escultor. Ao terminar sua obra, Pigmaleão concluiu que essa era a sua melhor obra, a mais perfeita e a mais bela que já havia realizado. O resultado disso é que ele acabou se apaixonando pela estátua, a qual deu o nome de Galatéia. O envolvimento do escultor com a sua criação foi tanto que ele até dava presentes a ela, colocava anéis em seus dedos e a adornava com diversas joias e belas roupas. A paixão de Pigmaleão por sua estátua era tão grande que tornou-a sua mulher, passando a chama-la de “esposa adorada”. Ele ainda fazia carinho na estátua e a beijava, como se realmente estivesse viva. Entretanto, algo com que ele não se conformava era que sua amada Galatéia era de marfim, sem vida e fria e isso deixava Pigmaleão cada vez mais triste. Pigmaleão sofria muito por seu amor a Galatéa e para mudar isso ele foi a um festival que acontecia em Palea, dedicado à Afrodite, deusa da beleza e do amor. Nessa ocasião ele pediu à deusa que trouxesse para ele uma mulher igual a Galatéia. A deusa Afrodite, comovida com o grande amor de Pigmaleão, começou a sua busca pela mulher ideal, entretanto, não obteve sucesso ao encontrar a pretendente. Procurando atender o pedido de Pigmaleão a deusa Afrodite decidiu, então, transformar a estátua em uma mulher de verdade, concedendo-a vida (Fonte: mitologiagrega.net.br).
Queremos que nossa cidade tenha vida, cada cidadão tem uma expectativa de como ela deveria ser. Como vimos no mito, nem a própria deusa foi capaz de encontrar uma mulher perfeita para Pigmaleão. A cidade perfeita que queremos não existe, na verdade ela é uma construção feita por nós seres humanos imperfeitos.
Transformar nossa cidade com tantos buracos, sem redes e tratamento de esgotos será um trabalho árduo, envolverá toda a comunidade. Não será de um único homem ou mulher, nem aos berros no Facebook e nem tão pouco no tapetão.
Para finalizar desejo um ano repleto de realizações para cada munícipe, continue nos apoiando e nos ajudando a construir uma Montenegro melhor para se viver.