Quem é natural daqui de Montenegro, como eu, naturalmente conhece ou já ouviu falar da Rua dos Imigrantes, uma extensa via da nossa cidade, com um pouco mais de 3 quilômetros de extensão, repleta de moradias e com alguns pontos bem problemáticos, dadas as características da rua e do seu entorno, das moradias que ao longo dos anos nela foram construídas, sendo que a grande maioria dessas moradias foram sendo edificadas sem regularização.
Essa extensa via, onde atualmente vivem centenas de famílias foi se ampliando com o passar dos anos e, na mesma medida em que o crescimento populacional foi se consolidando pelo número de habitações, casas, galpões, mercadinhos, oficinas etc, com edificações de alvenaria ou de madeira, cresceu também a necessidade de extensão de serviços básicos como o fornecimento de água, energia elétrica, recolhimento de lixo, iluminação pública, saneamento básico e pavimentação.
Quem transita ou já transitou pela Rua dos Imigrantes sabe da dificuldade que é a circulação por aquela via, especialmente quando ocorrem fortes chuvas, isso porque a rua em boa parte é muito estreita, com desnível entre a faixa de circulação de pessoas e veículos, sendo que esta pista, de chão batido e com barrancos próximos, se divide entre a parte mais alta da geografia local e a parte mais baixa. E a tornar mais complicado o contexto geral está o fato de também haver córregos com passagem de água que cortam a Imigrantes em alguns pontos, levando a maior concentração de água para a parte mais baixa da localidade, fazendo com que grande parte da área se mantenha constantemente úmida.
É uma parte da nossa cidade que foi sendo habitada nas últimas décadas de maneira constante e desordenada, por várias razões, dentre as quais pela relativa proximidade com o centro da cidade e com os bairros Cinco de Maio, Santa Rita, Senai, Timbaúva, São Paulo e Vila Esperança, bairros esses por onde ocorrem grande circulação de pessoas que se deslocam para as suas atividades de trabalho ou outras, sem maiores dificuldades e em muitos dos casos a pé, de moto ou de bicicleta, em muitos casos sem a necessidade de utilização de transporte coletivo.
Mas embora geograficamente localizada num ponto bem central e com interligações importantes para vários outros bairros, a Imigrantes sempre careceu de maior atenção por parte não só do Poder público, como também dos seus próprios moradores.
Pois eis que agora, graças ao empenho e
à dedicação do nosso Prefeito Gustavo Zanatta e sua equipe, especialmente do seu Secretário de Planejamento Rafael Cruz, a Rua dos Imigrantes finalmente receberá a necessária pavimentação, o que a tornará, muito em breve, numa rua onde as pessoas poderão viver com maior qualidade de vida, segurança e saúde. Serão mais de 3,5 milhões investidos na pavimentação da Rua dos Imigrantes e há que se comemorar muito isso, porque há décadas fala-se na pavimentação que só agora ocorrerá. Mas há também que se admitir que essa demora também ocorreu muito pelas características da rua e das tantas habitações que nela se instalaram com o passar dos anos, já que obviamente quando não se dá o devido e regular planejamento, as correções, adaptações e adequações tendem mesmo em ser mais difíceis e demoradas.
Eu morei nesta rua, tenho familiares que residem lá e sei da imensa expectativa das pessoas pela pavimentação que agora se dará. E é com imensa alegria que vislumbro essas mesmas pessoas num cenário breve e no qual não mais terão que conviver com a poeira, nem tampouco embarrar os pés para chegarem nas suas casas, nem necessitarão desviarem suas bicicletas, motos ou carros dos buracos provocados pelas chuvas e pelas erosões do solo.
É mais dignidade chegando ao alcance desses moradores! É o olhar mais sensível e atento dos gestores públicos às necessidades daquelas tantas famílias. É a vontade de fazer mais e melhor da atual administração, é mais um baita golaço dos guris!
Muitíssimo bem-vinda a tão sonhada pavimentação da Rua dos Imigrantes!
Parabéns ao Prefeito Gustavo Zanatta, e a todos servidores envolvidos nessa importante obra!