Mais dignidade!

Com muita alegria, na última quinta-feira, aprovamos, por unanimidade, o Projeto de Lei 125/23, que autoriza o Executivo Municipal a firmar doação para a Cooperativa Estação Reciclar/Projeto Reciclar. A doação compreenderá em um terreno, sem benfeitorias, com a superfície de 5.296,29 m2, localizado no bairro Estação, no quarteirão incompleto formado pelas ruas: dos Lírios, das Rosas e Artemisias, neste Município.

Esse Projeto Social tem por objetivo melhorar as condições de vida e de trabalho das famílias de catadores/recicladores do Bairro Estação de Montenegro/RS, trazendo mais dignidade para todos. Para execução do projeto, o mesmo, foi dividido em três fases:
– Fase 1: mobilização e engajamento dos catadores, esta fase foi executada em 2021.
– Fase 2: capacitação dos catadores, esta fase foi realizada no ano de2022, onde os catadores participaram de mais de 30h de capacitação.
– Fase 3: desenvolvimento da autonomia desses catadores, por meio da formalização de uma cooperativa de catadores e da infraestrutura adequada para eles realizarem os seus trabalhos, ano de 2023/2024.

Para a concretização da fase 3, está sendo levantado recursos de empresas apoiadoras e leis de incentivo a construção do galpão ao qual comportará o trabalho da cooperativa. No entanto, havia a necessidade de um terreno próximo ao bairro.

O terreno já foi mapeado e identificado, e o mesmo já teve uma análise pela Secretaria de Meio Ambiente, declarando ser possível a construção de um empreendimento solidário.
A Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Estação Reciclar é uma empresa em início de operação, porém, amplamente apoiada pela Global Communities .

A Global Communities é uma organização global sem fins lucrativos que trabalha em estreita colaboração com comunidades em todo o mundo para promover mudanças sustentáveis que melhorem a vida e os meios de subsistência dos grupos mais vulneráveis e aqui em nosso município, entre outras atividades, realiza o Projeto o ReCiclar junto à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Estação Reciclar, contando também, com o patrocínio das seguintes empresas: John Deere, Poker, Sicredi, Tanac e Biocitrus.

Com a doação, a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Estação Reciclar estipula a previsão de gerar e manter 40 empregos ao longo dos primeiros 5 anos de instalação em nosso município.

Como forma de contrapartida, a empresa requerente se prontificou a atingir as metas de geração de emprego, promover continuamente a educação socioambiental nas escolas do município e comunidade em geral sobre a destinação correta dos resíduos do município, zelar e conscientizar continuamente os moradores do Bairro Estação pela manutenção da limpeza no bairro, apoiar jovens do Bairro Estação para capacitação profissional e/ou inserção no mercado de trabalho, inclusive, nos anos de 2023 e 2024 aproximadamente 40 jovens serão apoiados.

Últimas Notícias

Destaques