Homenagem à professora Áurea e agradecimento ao Executivo

A última quinta-feira foi marcada pela bela homenagem do Legislativo Municipal, que aprovou, por unanimidade, o nome da professora Áurea Marize dos Santos Noval para a EMEI localizada no Bairro Centenário. O nome da professora Áurea já vinha sendo apontado desde a legislatura passada como o escolhido para o educandário. A matéria era discutida pelos vereadores Talis Ferreira, Josi Paz, Rosi Almeida e Joel Kerber. Na época, o projeto não foi a diante porque as obras na escola estavam paralisadas. Com a retomada das atividades, o projeto foi reaberto na atual legislatura.

Áurea era natural de Porto Alegre, fixou residência em Montenegro em 1941. Ela ainda atuou como Diretora de Cultura e Desporto do Município nas gestões dos Prefeitos Ivan Jacob Zimmer e Erni Carlos Heller, cargo este que a fez realizada, uma vez que por intermédio da sua atuação nossa comunidade teve a concretização de diversos eventos culturais, esportivos e educativos.

Em 2011 Áurea recebeu o título de Cidadã Montenegrina, em reconhecimento ao seu trabalho na educação e cultura, desde que fez de Montenegro a sua cidade. A professora Áurea era integrante do Amigas do Peito, grupo com o qual dividia suas dores, lutas e experiências, e também se fortalecia diante das próprias conquistas e das vitórias de outras tantas mulheres. Era esse grupo “Amigas do Peito” para ela e para as demais mulheres que o integravam, um importante espaço de troca e de sororidade e empatia, solidariedade e fortalecimento para a difícil tarefa de lidar diariamente com a luta contra o câncer. Áurea faleceu no dia 02 de agosto de 2019, vitima da doença.

A votação do projeto foi acompanhada pela filha, a também professora Jeanice Noval e pela mãe de Áurea, dona Maria, de 102 anos. À estas e a todos os demais familiares e amigos externamos os nossos votos de profundo respeito, admiração e gratidão à querida Professora Áurea, à qual, com muita honra pudemos prestar essa que foi uma linda e justa homenagem!

Por outro lado, também ficamos muito felizes ao ver o Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, atender um pedido de indicação do meu gabinete, realizado ainda em 2021, através do qual justificamos e solicitamos o levante da Estrada do Morro Montenegro, na área próxima ao Rio Cai. Essa era uma reivindicação antiga dos moradores, que inúmeras vezes ficavam ilhados nas épocas de cheias, com o transbordo das águas do Caí por sobre a estrada, impedindo o tráfego de pessoas e qualquer meio de transporte. O morador Rui Schneider tem um tambo de leite junto à estrada que costeia o Morro Montenegro, e nos últimos 20 anos, a cada enchente foi prejudicado, pois não conseguia escoar a produção. O leite estragava e as perdas lhe causavam grande prejuízo.

Agora, este problema de Rui e de outros moradores será resolvido, com um levante na estrada, em área muito próxima ao rio Caí. Com a elevação de cerca de 80 cm na via em um trecho de 100 metros, os caminhões devem trafegar mesmo com grande volume de chuvas.

Registro aqui o meu agradecimento e os meus parabéns às equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural que trabalharam na estrada, ao Diretor de Estradas, Eliseu da Rocha e ao Secretário Ernesto Kasper. Estamos felizes pelo empenho de todos. Gratidão!

Últimas Notícias

Destaques