Terminado o Carnaval, é chegada a hora de encararmos esse ano de 2024, um ano que prevê muitas coisas não só aqui na nossa Montenegro, mas no País inteiro. Dizem que somente após findo o Carnaval é que o Brasil verdadeiramente engrena e recomeçam as atividades normais do nosso cotidiano.
E eu creio ser assim mesmo. A maioria das pessoas já desfrutou do período de descanso, quem conseguiu dar uma escapada foi à praia ou à serra, visitou parentes ou amizades distantes, ou simplesmente se recuperou um pouco do cansaço de 2023 no sofá da sala. Não importa como tenha sido o período anterior, fato é que o novo ciclo se iniciou e promete!
2024 é ano de eleições, o que pressupõe disputas, das mais discretas às mais acirradas, e é certo que quanto mais próximos estivermos do pleito, mais nos depararemos com episódios dessa natureza.
Montenegro nesses últimos anos cresceu e se desenvolveu muito e, assim, quando eu olho pelo retrovisor, penso com satisfação nos resultados enquanto comunidade.
Tivemos uma das mais marcantes demonstrações de unidade, por ocasião da inesquecível festa de comemoração dos aniversário de 150 anos da nossa cidade, razão de orgulho e alegria no peito de cada montenegrino e montenegrina.
Vimos ruas sendo recuperadas, asfaltadas, pavimentadas, reconstruídas, uma gama enorme de obras realizadas e a cidade foi repaginada, revitalizada e conduzida, assim, por mérito, ao seu merecido lugar no cenário brasileiro, alcançando um posto de destaque dentre as cidades do mesmo porte.
Um tuboágua pode parecer pouco, mas não é. É diversão assegurada à milhares de pessoas, especialmente às nossas crianças. Um parque reconstruído pode parecer pouco, mas também não é. Representa a oportunidade das famílias se reencontrarem e celebrarem juntas o seu orgulho de pertencimento à essa nossa terra.
Tivemos a grande obra das rótulas e das travessias de passagem da RSC 287, o que zerou o número de acidentes graves na região, a chegada de vários novos empreendimentos na cidade, a recuperação da ponte de acesso ao balneário do Baixio, a extensão da internet e da fibra ótica ao interior, a redução extremamente significativa no número de animais abandonados nas nossas ruas, a espetacular revitalização através do asfalto da Selma Wallauer, depois de uma espera de mais de 40 anos, as várias campanhas de incentivo ao comércio e ao empreendedorismo, as atividades de múltipla solidariedade aos desabrigados pelas enchentes e a imediata resposta da municipalidade aos atingidos.
Implementamos uma nova política de saúde na cidade, garantindo à população maior dignidade, carinho e respeito. Recuperamos e inauguramos novas praças e espaços de lazer, com o objetivo de vermos nossa comunidade ainda mais forte e integrada com os seus espaços comuns.
Fizemos muito e ainda fomos forçados a lidar em meio aos momentos de tensão e extrema apreensão por conta dos sucessivos transbordamentos do Rio Caí em 2023.
Mas resistimos e superamos, porque somos um povo que não se entrega jamais, e porque nos mantemos unidos e solidários sempre que necessário.
Venha 2024! Estamos prontos para encarar mais esse ciclo!