Faça o que ama. E faça agora

Quando iniciei oficialmente minha carreira de escritor, lançando meu primeiro livro em 2013, vi que o mercado literário do Brasil é muito concorrido como qualquer outro mercado. E eu, sendo uma pessoa despreparada para lidar com ele, não tive o retorno que esperava, no tempo que esperava. Ora, que tempo? Naquela época achava que tudo era de imediato.

A primeira edição de Lady Lake foi esgotada no primeiro ano, mas eu não acompanhei o feedback, isso é, o retorno dos leitores sobre o meu livro, sobre a história e isso, claro, fez com que eu achasse que meu texto não tinha causado muito impacto.Porém segui em frente e uns meses depois lancei A Saga Draconiana.

Nessa época eu já estava um pouco mais familiarizado com o mercado e já sabia como e onde ver esses feedbacks dos leitores. Entretanto, novamente eles demoraram a vir e, mais uma vez, achei que o meu livro não tinha tido impacto nenhum.

Nesse momento, acredito eu, qualquer escritor sente um leve desânimo. Sei que senti. Porém, outra vez, segui em frente. E foi quando surgiu o primeiro comentário agradecendo por eu ter criado uma história tão rica e fascinante. Meu primeiro fã, por assim dizer. E isso ocorreu uns dois anos depois de ter lançado A Saga Draconiana. Um comentário, quase três anos depois de ter lançado meu primeiro livro. Três anos de silêncio por parte dos leitores.

Sei que muitos escritores vão me dizer que o que importa são as vendas e, se o livro estava sendo vendido, então estava sendo lido. E eu concordo, em partes, que isso é importante; porém, comprar não é um indicativo perfeito para “gostar”. Essa temperatura nós só percebemos no retorno, nos comentários.

Depois desse meu primeiro fã, por assim dizer, começaram outros comentários. Todos positivos, graças a Deus, sempre elogiando o mundo que eu havia criado. Fui ganhando um “fãzinho” depois do outro e, a cada retorno deles, eu me animava mais e mais para continuar nesse caminho que trilho até hoje. Os comentários deles são o que me move, não pelo elogio, mas por saber que fiz algo de positivo em suas vidas e elas foram impactadas o suficiente ao ponto de eles virem me dizer isso. Esse é o sentido: saber que está fazendo a diferença, pouco a pouco.

Hoje tenho uma base de fãs que me motiva semanalmente a continuar a Saga Draconiana e, assim, estou sempre produzindo, levando fantasia e entretenimento com conteúdo positivo e cheio de valores até eles. E, se eu não tivesse acreditado no meu sonho, desde o início, teria desistido logo nos primeiros anos, sem o retorno e pelo desânimo que isso causa. Insistir no sonho é a coisa mais importante que podemos fazer. E por isso devemos dar tudo o que temos por eles. Desistir nunca será uma opção.

Foque no que você ama e faça isso até que o mundo acredite no seu sonho junto com você, porque vai valer a pena. Só os que persistem conquistam e, por isso, mesmo nas noites mais escuras, lembre-se que esse amor é a luz que você precisa manter acessa para poder achar o caminho de volta, e seguir com seu trabalho de tornar o mundo um lugar melhor. Por isso não desista jamais do seu sonho e do que você ama, pois é isso que lhe torna mais humano.

Últimas Notícias

Destaques