Embora chegue apenas às concessionárias de outubro em diante, o Volkswagen Polo já está em produção em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. Para produzir o novo hatch, ainda um tanto envolto em segredos, e também a versão sedã desse mesmo carro (esta para chegar até março de 2018), a empresa anunciou investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões, o que demonstra a grande expectativa depositada nesses lançamentos. Embora não haja confirmação oficial, tudo indica que esses modelos serão equipados com o motor 1.0 TSI, que equipam até o Golf. A potência chegaria a 128 cv com etanol no tanque, e o torque, 20,4 kgfm. O câmbio seria automático, de seis velocidades. Especula-se que haverá versões com motor 1.0 aspirado.
“A VW está investindo R$ 2,6 bilhões para o desenvolvimento e a fabricação do Polo e do Virtus no Brasil. A chegada dessas novidades, em linha com o que há de melhor no mundo e atendendo as necessidades dos consumidores da América do Sul, faz parte da construção de uma nova Volkswagen. A Volkswagen está se reinventando com diversas ações que construirão esta nova marca, com uma nova mentalidade, com muito mais energia e ainda mais alinhada com as expectativas dos nossos clientes”, declarou o presidente da VW da América do Sul, David Powels.
A indústria afirma que Polo chegará para atender o cliente que busca mobilidade, design, inovação, alta performance e segurança. “Esses serão os pontos em que o modelo terá como diferenciais premium em sua categoria”, afirma.
Os R$ 2,6 bilhões têm sido aplicados em adaptações realizadas no modelo para as normas e os combustíveis locais, além das condições de ruas e estradas brasileiras. Um exemplo é que o Polo brasileiro contará com suspensão 20 milímetros mais alta que o modelo europeu, proporcionando maior vão livre em relação ao solo. O acerto de suspensão foi feito para as condições brasileiras, trazendo mais conforto e segurança. O modelo fabricado na Anchieta também contará com design frontal exclusivo.