Encher o reservatório do resfriamento do motor com água que o passarinho bebe é um erro. Seu carro precisa de líquido especial (de arrefecimento) cheio de “vitaminas” que vão assegurar a vida útil das peças e o desempenho do veículo. O empresário Rafael Sarmento, da Renauto Autocenter, explica que esse líquido se chama Aditivo para Radiador.
Basicamente, é uma solução repleta de produtos químicos que agem dentro do motor do veículo. Além de fazer o resfriamento e a limpeza, contém ainda anticorrosivo, anticongelante, antiespuma e antiencrustante. “Tu não pode deixar o motor ficar sujo”, destaca o especialista.
Sarmento explica que o motor vem de fábrica limpinho, e no dia a dia é exposto a intempéries e poeira. Sem que haja essa manutenção preventiva através do Aditivo, a sujeira penetra e incrusta entre as partes. O resultado é o desgaste prévio das peças e consequente defeito em mangueiras, bomba d’água, válvula termostática (que mantém a temperatura do motor).
Essas informações apenas validam a importância do líquido especial. Sarmento explica ainda que completar o reservatório eventualmente não vai estragar o carro imediatamente. Todavia, ressalta que, fazendo isso repetidamente, em longo prazo, as consequências serão percebidas.
“Você diminui a solução, e diminui a eficácia do aditivo”, alerta. A troca do líquido deve ser feita ao menos uma vez por ano, em veículos que rodam pouco e somente na área urbana. Já para aqueles colocados à toda prova, especialmente no chão batido, o ideal é duas substituições ao ano. O líquido é todo retirado, o motor lavado e um novo injetado.
Nem menos, nem mais
É importante verificar o nível do reservatório de água do radiador com frequência semanal, para impedir que o veículo funcione em altas temperaturas. Isso porque no momento de uma combustão, a temperatura pode chegar a 3.000 °C. O Aditivo que percorre dutos que vão do motor ao radiador mantém no ideal de 90 °C. Se perceber que o reservatório está baixo, será necessário completá-lo com o líquido de arrefecimento, entre o mínimo e o máximo. Mas atenção! Se ficar acima da marca máxima, haverá uma sobre pressão no sistema. Se deixar abaixo do nível, fundirá o motor.
Saiba mais
Um motor de carro precisa de dois litros de solução concentrada e mais cinco litros de água para diluí-la. Se a solução for diluída de fábrica, serão necessários sete litros dela.